Plataforma do Governo do Estado tira dúvidas sobre a vacinação contra Covid no Ceará

O Plantão Coronavírus, ferramenta de teleatendimento, incorpora serviço a partir de hoje

Legenda: O serviço começa a valer a partir desta quarta-feira (20)
Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Plantão Coronavírus, plataforma de teleatendimento do Governo do Ceará, engloba agora o serviço de tira-dúvidas sobre o processo de vacinação no Estado. Disponível a partir desta quarta-feira (20), o novo mecanismo responderá a questionamentos sobre a resposta imunológica após aplicação das doses, grupos prioritários, necessidade da imunização, entre outros. 

De acordo com a  secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, o serviço desafogará parte das demandas dos municípios. “É um serviço de apoio às prefeituras e municípios que são responsáveis pela vacinação”, explica. 

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A vacinação local começou na segunda-feira (18), após a chegada das 218 mil doses da CoronaVac ao Ceará. Neste primeiro momento, estão sendo imunizados aqueles que se enquadram no grupo prioritário. São eles: profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19 e idosos internados em instituições de longa permanência. As pessoas vacinadas nesta fase inicial da campanha receberão a segunda dose 28 dias após a primeira. 

Veja alguns exemplos de dúvidas podem ser tiradas na plataforma:

– Por que devo me vacinar contra a Covid-19?;

– Quantos dias, após o esquema de vacinação, a vacina produzirá efeito protetor no meu organismo?;

– Após a vacina, não preciso mais utilizar as máscaras de proteção?;- Após completar a vacinação, posso pegar a Covid-19?;

– Como são definidos os grupos prioritários?;

– Em qual grupo me enquadro para a vacinação?;

Sobre o Plantão Coronavírus

Criado em abril de 2020, a ferramenta foi lançada para orientar a população sobre os sintomas da Covid-19. Atualmente, o serviço oferece também atendimento de retorno em algumas unidades, realiza a triagem de pacientes com sintomas e compartilha informações sobre saúde mental. A busca também pode ser feita por libras.

A população tem acesso ao serviço 24 horas por dia, por meio de chatbot (atendimento robotizado). Em alguns casos, o usuário pode ser direcionado para atendimento com equipe multidisciplinar.

Serviço 

O acesso ao Plantão Coronavírus pode ser feito pelo WhatApp (85) 98439-0647, pelo perfil da Sesa no Facebook, pelos sites institucionais da Sesa e do Governo do Ceará, pelo hotsite Coronavírus ou por meio do Ceará App, disponível nas plataformas Android e iOS.

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