Fortaleza suspende aplicação de 1ª dose da vacina contra Covid-19, anuncia Sarto

Serão pelo menos dois dias sem primeira dose até a chegada de novo lote. A segunda aplicação segue; veja lista de agendados

Escrito por Redação ,
Pessoa sendo vacinada
Legenda: A vacinação segue com a aplicação da primeira e segunda dosse na Capital
Foto: José Leomar / SVM

Fortaleza suspendeu a aplicação da primeira dose (D1) de vacina contra Covid-19 em razão da falta de imunizantes. Portanto, quarta (28) e quinta-feira (29), ocorrerá apenas a aplicação de segunda dose (D2) para as pessoas já agendadas ou que perderam a data do reforço.

A informação foi divulgada pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), nesta terça-feira (27), nas redes sociais. 

>> Veja a lista de agendados para a 2ª dose nesta quarta-feira (28) em Fortaleza

Print do sarto
Foto: Reprodução / Twitter

Até a chegada de novos lotes, também não serão atendidos os casos em que é possível receber a primeira dose sem agendamento prévio.

Veja também

Esse público inclui residentes a partir de 45 anos cadastrados no Saúde Digital ou pessoas que perderam a data da vacina porque estavam com diagnóstico de Covid-19, em viagem a trabalho ou que haviam tomado a vacina contra a gripe.

Nesta terça, o Ceará recebeu 42,2 mil doses da AstraZeneca, por meio do Consórcio Covax Facility, e 163,2 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, totalizando 205,4 mil doses. 

Segundo o governador Camilo Santana (PT), no início desta tarde, os imunizantes já estavam na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde (Sesa). 

O Diário do Nordeste solicitou à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informações sobre a distribuição dos novos lotes e se há quantitativo previsto para a Capital. A assessoria de comunicação reforçou informação já divulgada nas redes sociais da pasta: "De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da CoronaVac e Pfizer serão utilizadas para D1 e D2, enquanto a AstraZeneca será para aplicação da segunda dose (D2)".

Segunda dose sem agendamento 

A aplicação da segunda dose em grupos que atingiram a data limite do cartão de vacinação segue sem que seja preciso prévio agendamento. 

Veja também

Residentes de Fortaleza com cadastro no site Saúde Digital que têm a partir de 45 anos e ainda não estão vacinados, poderão buscar um dos pontos, também sem necessidade de agendamento.

Locais de atendimento desta quarta-feira (28), em Fortaleza

  • Postos de saúde (com sala de vacinação contra a Covid-19): atendimento por agendamento e acolhimento dos que perderam sua convocação da dose de reforço ou chegaram na data limite, conforme descrito no cartão de vacinação, da AstraZeneca.
  • Centro de Eventos: atendimento por agendamento e acolhimento dos que perderam sua convocação da dose de reforço ou chegaram na data limite, conforme descrito no cartão de vacinação, de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.
  • Cucas Barra, Mondubim, José Walter e Jangurussu: acolhimento dos que perderam sua convocação da dose de reforço ou chegaram na data limite, conforme descrito no cartão de vacinação, da CoronaVac

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

1) Acesse o site Saúde Digital

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realiza agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta etapa da vacinação.

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO?

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permito mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados