Fortaleza não tem previsão de nova repescagem para 1ª dose da vacina contra a Covid, diz Prefeitura

Secretaria de Saúde explicou que não tem previsão de receber novas doses, por isso não pode planejar a repescagem por idade

Escrito por Redação ,
Mãos de enfermeira segurando ampola com vacina contra Covid-19
Legenda: Capital conta com repescagem para recebimento da segunda dose da vacina até esta sexta-feira (16)
Foto: Thiago Gadelha

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, no fim da manhã desta terça-feira (13), que não há previsão de repescagem da vacinação contra a Covid-19 por idade em Fortaleza. A Pasta aguarda o recebimento de novas doses para poder liberar a imunização para os faltosos. As informações foram divulgadas em transmissão ao vivo da Prefeitura nas redes sociais.

Conforme a coordenadora-geral das regionais de Saúde, Fabiana Sales, a oportunidade de recebimento de doses fora da data de agendamento depende do fornecimento de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS), o qual é distribuído aos municípios posteriormente. "Não temos previsão de chegada de novas doses, então nós também não temos, neste momento, previsão de repescagem", afirmou.

A representante da SMS, porém, alertou que a Capital conta com repescagem para recebimento da segunda dose da vacina até esta sexta-feira (16). "Pessoas que perderam o agendamento da D2 [segunda dose] podem procurar qualquer um dos 100 postos de saúde para ter uma nova chance de tomar a D2 em nossas unidades", afirmou, ressaltando que a população deve se atentar para não perder as datas.

"Não percam a oportunidade de se vacinar [...] Porque senão vocês vão ficar dependendo de novas doses que chegam ao município, e a gente não pode dar essa previsão a vocês", destacou.

Vacinação em Fortaleza

Ainda conforme Fabiana Sales, 1.282.151 pessoas receberam a primeira dose (D1) em Fortaleza, enquanto 413.410 obtiveram a D2, de reforço, e 20.568 a vacina da Janssen, ministrada em dose única.

Veja também

Nesta terça, há agendamentos para D1 de pessoas nascidas até 1990. Já para a dose de reforço, há agendamentos de pessoas que receberam o imunizante AstraZeneca.

A coordenadora-geral frisa que a população pode acompanhar os agendamentos e as listagens da vacinação por meio do site Vacine Já e pelo portal Coronavírus, da gestão municipal.

Caso o paciente chegue à data-limite prevista no cartão de vacinação e não tenha sido agendado, pode ir a qualquer um dos pontos de vacinação em Fortaleza, ainda segundo Fabiana Sales.

Imunização contra gripe

A representante da SMS também pontuou que a imunização contra a gripe também segue na Capital, sendo ofertada a qualquer fortalezense a partir de seis meses de idade.

No entanto, caso a pessoa tenha sido vacinada contra a Covid-19 ou seja vacinada contra a gripe, deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias após a dose para recebimento do imunizante contra outra doença.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados