Fortaleza estima vacinar 90 mil idosos contra a Covid-19 até domingo (28)

O público-alvo será o de idosos entre 60 e 74 anos, que integram o grupo prioritário da segunda etapa do plano de imunização

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Vacinação em Fortaleza está sendo feita em pontos de drive-thru e salas de acolhimento
Legenda: Vacinação em Fortaleza está sendo feita em pontos de drive-thru e salas de acolhimento
Foto: Camila Lima

A estimativa da 2ª fase do plano de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza é imunizar em uma semana 90 mil pessoas de 60 a 74 anos. O número deverá ser atingido com o somatório de idosos agendados para receber a dose entre segunda-feira (22) e o próximo domingo (28). 

A meta foi repassada pelo prefeito Sarto Nogueira na manhã desta terça-feira (23) durante entrevista ao Sistema Verdes Mares. O gestor antecipou que a Prefeitura fará a ampliação dos oito locais de vacinação para alcançar mais rapidamente o público-alvo.

"A gente quer vacinar 90 mil pessoas até domingo. Os locais de vacinação serão ampliados para que a gente atinja as áreas adensadas de Fortaleza, por exemplo, o Bom Jardim e o Vila Velha, e para facilitar a vacinação do nosso idoso que se encontra cadastrado e agendado", explicou.

De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, das vacinas liberadas na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 90 mil poderão ser destinadas para a primeira dose desse grupo. 

“Nós vamos subtrair desse quantitativo o que for necessário para vacinar os idosos acamados e o restante para os idosos dessa fase até o próximo domingo”, afirmou.

Meta já alcançada 

Ainda conforme o prefeito, a Capital superou a meta de vacinação dos idosos acima de 75 anos contemplados na primeira etapa de imunização. "Vacinamos 105% ou 107%. Isso significa dizer que nós fomos além da estimativa".

Em relação aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, "todos foram vacinados". Já o índice entre os trabalhadores que não atuam diretamente com o tratamento da doença está em "quase 68%". 

Balanço atualizado

Nesta terça-feira (23), segundo dia da nova fase do cronograma de vacinação, idosos de 73 anos começaram a receber as doses e os de 74 anos continuam sendo chamados. O plano será executado de forma escalonada até chegar aos idosos de 60 anos, que integram o grupo prioritário.

Veja também

A coordenadora das Regionais em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Sales, atualizou o número de vacinados na Capital. Ao todo, 176.740 pessoas foram imunizadas com a primeira dose e outras 90.617 receberam o reforço (D2). Idosos somam 94.617.

"A expectativa é que o município vacine diariamente cerca de 4 mil idosos", indica Fabiana. Caso seja cumprido, ao fim de uma semana, Fortaleza terá mais 28 mil pessoas vacinadas, número que se contrapõe ao estimado pelo prefeito Sarto Nogueira. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados