Fortaleza estima vacinar 90 mil idosos contra a Covid-19 até domingo (28)

O público-alvo será o de idosos entre 60 e 74 anos, que integram o grupo prioritário da segunda etapa do plano de imunização

Escrito por Redação, metro@svm.com.br

Metro
Vacinação em Fortaleza está sendo feita em pontos de drive-thru e salas de acolhimento
Legenda: Vacinação em Fortaleza está sendo feita em pontos de drive-thru e salas de acolhimento
Foto: Camila Lima

A estimativa da 2ª fase do plano de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza é imunizar em uma semana 90 mil pessoas de 60 a 74 anos. O número deverá ser atingido com o somatório de idosos agendados para receber a dose entre segunda-feira (22) e o próximo domingo (28). 

A meta foi repassada pelo prefeito Sarto Nogueira na manhã desta terça-feira (23) durante entrevista ao Sistema Verdes Mares. O gestor antecipou que a Prefeitura fará a ampliação dos oito locais de vacinação para alcançar mais rapidamente o público-alvo.

"A gente quer vacinar 90 mil pessoas até domingo. Os locais de vacinação serão ampliados para que a gente atinja as áreas adensadas de Fortaleza, por exemplo, o Bom Jardim e o Vila Velha, e para facilitar a vacinação do nosso idoso que se encontra cadastrado e agendado", explicou.

De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, das vacinas liberadas na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 90 mil poderão ser destinadas para a primeira dose desse grupo. 

“Nós vamos subtrair desse quantitativo o que for necessário para vacinar os idosos acamados e o restante para os idosos dessa fase até o próximo domingo”, afirmou.

Meta já alcançada 

Ainda conforme o prefeito, a Capital superou a meta de vacinação dos idosos acima de 75 anos contemplados na primeira etapa de imunização. "Vacinamos 105% ou 107%. Isso significa dizer que nós fomos além da estimativa".

Em relação aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, "todos foram vacinados". Já o índice entre os trabalhadores que não atuam diretamente com o tratamento da doença está em "quase 68%". 

Balanço atualizado

Nesta terça-feira (23), segundo dia da nova fase do cronograma de vacinação, idosos de 73 anos começaram a receber as doses e os de 74 anos continuam sendo chamados. O plano será executado de forma escalonada até chegar aos idosos de 60 anos, que integram o grupo prioritário.

A coordenadora das Regionais em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Sales, atualizou o número de vacinados na Capital. Ao todo, 176.740 pessoas foram imunizadas com a primeira dose e outras 90.617 receberam o reforço (D2). Idosos somam 94.617.

"A expectativa é que o município vacine diariamente cerca de 4 mil idosos", indica Fabiana. Caso seja cumprido, ao fim de uma semana, Fortaleza terá mais 28 mil pessoas vacinadas, número que se contrapõe ao estimado pelo prefeito Sarto Nogueira.