Covid-19: Ceará investiga 13 mortes suspeitas pela nova cepa do vírus

190 pacientes são monitorados por suspeita de terem contraído a nova variante no Estado

Teste de Covid sendo realizado
Legenda: Do total de casos monitorados, 58,42%) são contactantes (pessoas que tiveram contato com outras expostas ao vírus em Manaus) e 79 (41,57%) são viajantes.
Foto: Antônio Rodrigues

Dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mostram que o Estado investiga 13 óbitos de Covid-19 suspeitos de infecção pela nova variante do coronavírus oriunda de Manaus. No total, 190 pacientes estão sendo monitorados em território cearense com suspeita de terem contraído essa cepa. 

Até o momento, seguem confirmados três pacientes que contraíram a nova cepa do vírus. A Sesa informou que dois destes casos são relacionados a viajantes. O terceiro se refere a um contactante, provavelmente já caracterizando a transmissão comunitária no Estado. 

São monitorados 95 pacientes do sexo masculino e 95 do sexo feminino. Destes, apenas um veio transferido do Amazonas. Dos 190 totais, 111 são contactantes (pessoas que tiveram contato com outras expostas ao vírus em Manaus) e 79 são viajantes. 

Exames são analisados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas, por meio de sequenciamento total, além de serem monitorados pela Sesa. 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza