Fortaleza tem média móvel de quase dez mortes por Covid-19 diariamente

O cenário do Município "não pode mais ser considerado de baixa mortalidade", segundo a secretaria da Saúde

Mortes por Covid-19
Legenda: Atualmente, os números de casos confirmados e mortes pela Covid-19 não estão mais tão longe um do outro, aponta boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde
Foto: Camila Lima

Com os frequentes aumentos no número de casos confirmados de Covid-19, Fortaleza anota atualmente média móvel de quase dez mortes pela doença por dia. O cenário do Município "não pode mais ser considerado de baixa mortalidade", informou boletim epidemiológico semanal emitido nesta sexta-feira (19) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a pasta, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias avaliados pelo documento (9,4) teve um decréscimo mínimo de 2% em comparação à mensurada duas semanas atrás (9,6). 

Tendência de aumento

O documento da SMS explica que, como na semana passada, o eventual retardo na confirmação dos óbitos recentes pela Covid justifica a pequena queda observada. 

Também segundo o texto, o aumento gradual iniciado na segunda quinzena de novembro de 2020 vem indicando uma "tendência de aumento das fatalidades diárias". 

"O cenário sugere uma longa segunda onda epidêmica em progressão que pode estar mudando sua dinâmica de dispersão, ganhando força de transmissão, tendendo a um padrão de propagação exponencial", diz o boletim.

Comparativo

Atualmente, aponta o boletim epidemiológico, os números de casos confirmados e mortes pela Covid-19 não estão mais tão longe um do outro.

"Embora o crescimento da incidência, característico da segunda onda epidêmica, seja substancialmente maior do que o da mortalidade, o aumento do número de mortes é consistente desde novembro e, mais acentuado, nas últimas semanas", informa o documento.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza