Com estoque reduzido, Fortaleza irá vacinar somente idosos agendados nesta quinta-feira (29)

A recomendação anterior era de que mesmo os idosos não agendados comparecessem para vacinação na data limite

Escrito por Redação ,
Pessoa sendo vacinada
Legenda: Orientação foi mudada devido à escassez de vacinas
Foto: José Leomar

A imunização contra a Covid-19 em idosos ocorrerá, nesta quinta-feira (29), somente para aqueles que tiveram a aplicação agendada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Desse modo, mesmo que o prazo anotado no cartão de vacina esteja expirando, o paciente deve aguardar o agendamento.

A recomendação anterior, de que as pessoas poderiam comparecer aos locais de vacinação com atraso ou na data limite, mesmo sem agendamento, está suspensa devido ao estoque limitado de vacinas. A informação é da titular da SMS, Ana Estela Leite. 

Veja também

“Nós estávamos trazendo a orientação de que os que estavam atrasados e não estavam agendados poderiam comparecer a qualquer centro de vacinação. Porém, essa estratégia mudou. Só teremos doses para os agendados”, explicou, em vídeo divulgado na noite desta quarta (28).

A secretária frisou que a campanha continua, com aplicações das primeira (d1) e segunda (d2) doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Já a CoronaVac tem estoque apenas para a segunda aplicação dos agendados. 

De acordo com Ana Estela, o cronograma será retomado com a chegada de novos lotes. 

Atraso na segunda dose não traz perigo, diz Ministério

Com a nova orientação da Prefeitura de Fortaleza, pessoas que já passaram da data limite para a segunda dose terão de esperar novas orientações, caso não estejam agendados. Segundo nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta semana, a eficácia do esquema de imunização não será comprometida. 

"É improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas covid-19 ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal. No entanto, atrasos em relação ao intervalo máximo recomendado para cada vacina (4 semanas - Sinovac/Butantan) devem ser evitados uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose", diz texto. 

Mais vacinas

Também na noite desta quarta, o governador Camilo Santana (PT) informou que um novo lote de imunizantes chegará ainda nesta quinta-feira (29) ao Ceará, com 192.050 doses de vacinas contra o novo coronavírus.

Ao todo, serão 188.250 doses da AstraZeneca e 3.800 da CoronaVac. "Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o Estado receberá no início de maio a primeira remessa de vacinas da Pfizer. Serão 17.550 imunizantes, que serão enviadas em dois lotes de 8.775", disse.

“As vacinas serão distribuídas imediatamente aos nossos municípios para darmos continuidade ao processo de imunização em todo o Estado”, complementou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados