Casarão dos Fabricantes corre o risco de desabar em razão de incêndio, segundo os Bombeiros

A edificação é uma das mais antigas da cidade de Fortaleza e está em processo de tombamento provisório 

Escrito por Paulo Sadat e Ranniery Melo ,
Legenda: Casarão dos Fabricantes sofre incêndio na noite deste sábado (5)
Foto: Paulo Sadat

A edificação onde está situada o Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza, corre o risco de desabar, de acordo com o Corpo de Bombeiros, em razão do incêndio que acometeu o local na noite deste sábado (5). Segundo a corporação, o fogo foi controlado por volta das 23h20.

O piso foi consumido pelas chamas, formando uma espécie de abismo para o subsolo, como explica o Coronel Cleiton Bezerra, comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros:

"Se a gente observar, lá no canto já tem uma rachadura bastante significante. Ele tem subsolo, então o piso que era de madeira já foi embora todo. Se você chegar na proximidade dele tá um grande abismo, o motivo maior pelo qual o bombeiro não pode entrar", afirmou Bezerra.

O Casarão dos Fabricantes é uma das edificações mais antigas de Fortaleza ainda de pé, cuja construção aconteceu na primeira metade do século XIX. O Palacete da Avenida Central, como ficou inicialmente conhecido, está em processo de tombamento provisório, segundo o Anuário do Ceará. 

Risco para o Mercado Central

Ainda segundo o Coronel Cleiton Bezerra, a proximidade entre o Casarão dos Fabricantes e o Mercado Central gerou risco de que as chamas se expandissem para o outro centro de compras, um dos principais pontos turísticos da capital cearense. 

"As labaredas estavam bastante intensas e nossa preocupação maior foi o Mercado Central e uma central de gás que tem ali próximo. Então a gente concentrou as primeiras equipes que chegaram no local a evitar que essas chamas passassem para o Mercado Central. Infelizmente o Casarão dos Fabricantes já tá totalmente tomado pelas chamas, é perda total", diz.

Início do incêndio

O Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza, passou por um incêndio de grandes proporções na noite deste sábado (5). O local fica na Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua Rufino de Alencar, entre a Catedral Metropolitana da cidade e o Mercado Central. 

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no local para controlar as chamas. O Casarão dos Fabricantes é formado por quiosques de venda de artigos de confecção. Vídeos mostram o complexo tomado pelo fogo e vários agentes trabalhando no combate às chamas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local. Ninguém ficou ferido. Segundo bombeiros, no momento em que o Casarão começou a pegar fogo, havia apenas um feirante no local, mas ele conseguiu sair sem se ferir.

Os bombeiros utilizaram cerca de 10 mil litros de água para combater as chamas. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados