Avenida Antônio Sales terá limite de velocidade de 50 km/h a partir desta quarta-feira (5)

Multas de trânsito só serão aplicadas após período de adaptação de seis meses

Carros trafegando na avenida Antônio Sales
Legenda: Índice de acidentes na vida tem sido crítico nos últimos anos, segundo a AMC
Foto: Fabiane de Paula

Com o intuito de melhorar o fluxo e a segurança de motoristas e pedestres, a avenida Antônio Sales passa a ter, a partir desta quarta-feira (5), velocidade de 50 km/h. Ações educativas de trânsito serão feitas na via nos primeiros dias de implantação.

A aplicação de multas por excesso de velocidade só terá início após seis meses. O período educativo de adaptação será dado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). 

Iniciativa integra a campanha Maio Amarelo e será viabilizada pela AMC na Capital. Ação tem como principais alvos de melhoria o trecho entre a av. Aguanambi e a rua Monsenhor Catão. 

Índice de acidentes 

De acordo com Juliana Coelho, superintendente da AMC, a av. Antônio Sales tem nível crítico de acidentes de trânsito, o que justifica a mudança.

"Nos últimos 5 anos, registramos 600 ocorrências na avenida, sendo 50% com vítimas. Os dados servem como alerta para que possamos criar condições de deslocamento seguras e salvar cada vez mais vidas", explica a gestora. 

Outras vias com a mesma velocidade

Desde 2018, avenidas de Fortaleza recebem a mudança de velocidade para 50 km/h, pensando na diminuição de acidentes. A primeira via foi a av. Leste-Oeste.  As avenidas Francisco Sá, Alberto Magno e Gomes de Matos, por exemplo, também tiveram o limite diminuído.

São 64 km de vias neste molde, segundo a AMC. Na Leste-Oeste, o número de atropelamentos diminuiu 40,6% e o de acidentes com vítima caiu 20,2%.  Acidentes fatais com ciclistas caíram 34,2%.

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza