Morre Andreas Brehme, autor do gol do título da Alemanha da Copa do Mundo de 1990

A Alemanha venceria a Argentina, por 1 a 0, naquela final

Legenda: Ele não resistiu a uma parada cardíaca, após ser internado às pressas em um hospital em Munique, informou o jornal alemão Bild
Foto: STAFF / AFP

Morreu, na madrugada desta terça-feira (20), o ex-jogador alemão Andreas Brehme, aos 63 anos. O ex-lateral, campeão do mundo com a Alemanha em 1990, não resistiu a uma parada cardíaca, após ser internado às pressas em um hospital em Munique, informou o jornal alemão Bild.

“O FC Bayern está profundamente chocado com a morte repentina de Andreas Brehme […] Andreas Brehme estará para sempre em nossos corações, como um vencedor da Copa do Mundo e, mais importante, como uma pessoa muito especial”, afirmou o Bayern de Munique em um comunicado.

Brehme não só foi campeão mundial em 1990 como foi o autor do gol do título. A Alemanha venceria a Argentina, por 1 a 0, naquela final. Na ocasião, o ex-lateral canhoto, cobrou o pênalti com a perna direita, em uma tentativa de desconcentrar o goleiro Geoycoechea, famoso na época pela capacidade de pegar pênaltis e que naquela Copa do Mundo havia defendido quatro penalidades.

CARREIRA GRANDIOSA

O polivalente lateral — capaz de atuar nos dois lados e também como zagueiro — começou a carreira nos anos 1980, no Kaiserslautern, onde se destacou e chamou a atenção do Bayern de Munique, que lhe contratou em 1986.

Após curta passagem, de dois anos, pelo time da Baviera, a Inter de Milão que, na época, só podia contar com três estrangeiros em seu elenco, investiu em peso na contratação do lateral e de outros dois ídolos do clube alemão — formando um trio de alemães na capital da moda, ao lado do meia Matthaus e do atacante Klinsmann.

Brehme ainda defenderia o Zaragoza, da Espanha, até retornar ao Kaiserslautern, onde se aposentou.

Títulos de Brehme

Bayern de Munique

  • Campeonato Alemão de 1987
  • Supercopa da Alemanha de 1987 

Inter de Milão

  • Campeonato Italiano de 1989
  • Supercopa da Itália de 1989 
  • Copa da UEFA (atual Liga Europa) de 1991 

Alemanha

  • Copa do Mundo de 1990 

Kaiserslautern

  • Campeonato Alemão de 1998
  • Copa da Alemanha de 1996