Julgamento do STJD que decide Campeonato Cearense 2022 acontece nesta quinta: o que está em jogo

Na sede do Tribunal, no Rio de Janeiro, à partir das 11 horas, serão julgados em última instância nacional, o recurso dos dois processos que envolvem o Campeonato Cearense, no chamado "Caso Crato".

O Campeonato Cearense de 2022 finalmente terá seu veredito final na manhã desta quinta-feira (23), após uma série de julgamentos e recursos impostos pelas partes. Isso porque, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol definirá hoje, à partir das 11 horas, na sede do Tribunal, o resultado final ou seja a ultima instância nacional, do recurso dos dois processos que envolvem o Campeonato Cearense, no chamado "Caso Crato".

No dia 19 de maio, o STJD suspendeu a decisão do TJDF que anulava todos os jogos do Crato no Campeonato Cearense, acatando assim, recurso elaborado pela Diretoria Jurídica da FCF (Leandro Vasques e Eugênio Vasques), a representação dos clubes semifinalistas (Fortaleza, Ferroviário, Caucaia e Iguatu) e do Crato contra a decisão do TJDFCE, mantendo de forma cautelar suspensos os efeitos da posição do tribunal de justiça desportivo local sobre o resultado do Campeonato Cearense.

Antes disso, no dia 9 de maio, uma audiência no TJDF aplicou W.O em todos os jogos do Crato no Campeonato Cearense de 2022 por 4 votos a 3, anulando os resultados do campeonato, por isso o recurso.

Portanto, hoje  os dois recursos voluntários interpostos pela Federação Cearense de Futebol (FCF), clubes semifinalistas, e o Crato, contra a decisão do TJDF-CE será julgado. E a decisão não cabe recurso.

O advogado Eugênio Vasques, da Federação Cearense de Futebol (FCF), falou da expectativa do julgamento do recurso.

"A nossa expectativa é da manutenção do efeito suspensivo, e consequentemente a procedência dos fudamentos apresentados no recurso. Não pode se pensar diferente, de que não seja manutenção dos resultados dentro de campo".

A sessão terá transmissão ao vivo no site do STJD do Futebol.

Confira abaixo a pauta completa:

Processo 028/2022 – Recurso Voluntário
Recorrente: Federação Cearense de Futebol
Recorrido: Presidente do TJD/CE, Dr. Frederico Bandeira Fernandes.
Terceiros interessados: Maracanã EC, Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, Associação Desportiva Iguatu, Caucaia Esporte Clube, Ferroviário Atlético Clube e Fortaleza Esporte Clube.
AUDITOR RELATOR: Dr. Felipe Bevilacqua de Souza.

O que está em jogo:

Se o STJD entender que o recurso deve ser mantido como decisão definitiva, voltam a ser tornar válidos todos os resultados obtidos dentro de campo, incluindo o título de tetracampeão estadual do Fortaleza, ocorrido após a final contra o Caucaia.  

Caso o STJD não aceite o recurso e invalide todos os resultados do Crato, concordando com a decisão do TJDF, mudaria a classificação da 1º fase e consequentemente, os confrontos de mata-mata, já que o Crato somou 5 pontos (uma vitória e dois empates), alterando as posições de classificação. Portanto, as fases finais do Campeonato Cearense de 2022 teriam que ser disputadas novamente com outra ordem de confrontos.

 


 
Sem os jogos computados do Crato, o Maracanã ganhará 4 pontos, já que empatou os dois jogos com o Azulão (ambos em 0x0), saltando de 5º para 3º, e o Icasa ganhará três pontos (já que perdeu para o Crato por 1 a 0 na abertura do Estadual).
 
O Verdão do Cariri, caso ganhe 3 pontos e chegue aos 19, não correria mais risco de rebaixamento, mesmo que perca 4  pontos por escalação irregular do jogador Leandro Mendes, que entrou em campo na última rodada da 1ª Fase mesmo suspenso pelo 3º cartão amarelo na partida contra o Iguatu.
 
Na tabela original, avançaram Caucaia (1º, 30 pontos), Ferroviário (2º, 26 pontos), Pacajus (3º, 20 pontos) e Iguatu (4º, 19 pontos).


ASSIM, A NOVA CLASSIFICAÇÃO SERIA:

1º Caucaia - 30 pontos (classificado)
2º Ferroviário - 26 pontos (classificado)
3º Maracanã - 21 pontos (classificado)
4º Pacajus - 20 pontos (classificado)
5º Iguatu - 19 pontos (eliminado)
6º Icasa - 19 pontos (eliminado)
7º Atlético - 13 pontos (rebaixado)
8º Crato - 0 ponto (rebaixado)