Ceará x Bahia: saiba tudo sobre o jogo e prováveis escalações

Alvinegro precisa de um bom resultado para garantir tranquilidade após semana turbulenta

Um duelo que já era grande, mas que recentemente ganhou status de principal clássico interestadual do Nordeste. Ceará e Bahia se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 16 horas, na Arena Castelão, na primeira partida entre as equipes após a confusão generalizada na final da Copa do Nordeste, que terminou com título tricolor.

O duelo de agora é válido pela 4ª rodada da Série A e tem impacto direto naquele que é o principal objetivo dos dois clubes: o Brasileirão.

Ambos possuem quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos disputados. O Bahia está na frente por conta do saldo de gols. A situação de tabela já indica a importância do confronto e o quanto uma vitória pode representar.

Busca por tranquilidade

A vitória significa também tranquilidade para o Ceará, que vive momento de crise. Com as recentes perdas de títulos (Copa do Nordeste e Campeonato Cearense) e eliminações (Copa Sul-Americana e Copa do Brasil), a pressão em cima do trabalho realizado pelo técnico Guto Ferreira aumentou.

Bem como a responsabilidade por uma boa campanha no Brasileirão, que passa a ser a única competição restante do Alvinegro até o fim do ano.

Para piorar, a semana foi turbulenta, com direito a protestos de torcedores contra o meia Vina, que ocasionou até realização de live entre Robinson de Castro, o camisa 29 e o técnico Guto Ferreira para pedir união no momento atual.

Casos de Covid

Muitas dúvidas cercam a escalação do Ceará para a partida contra o Bahia. O Diário do Nordeste apurou que há jogadores que testaram positivo para Covid-19. Os nomes e a quantidade de atletas são mantidos sob sigilo, mas é certo que o Alvinegro terá desfalques por conta do coronavírus.

Por outro lado, o zagueiro Luiz Otávio, que esteve afastado dos últimos jogos, retornou aos treinamentos e pode ser a grande novidade no time.

Brigões de volta?

Dois dos pivôs da confusão após a final do Nordestão foram Nino Paraíba e Speed Mendoza. Ambos protagonizaram cenas lamentáveis e foram punidos posteriormente pelo STJD. Porém, o Ceará conseguiu efeito suspensivo para o colombiano, que só não atuou nos últimos jogos por que estava lesionado. Porém, já se recuperou e voltou a treinar com o grupo, sendo opção para a partida.

O Bahia também entrou com pedido de efeito suspensivo para o lateral-direito Nino Paraíba e aguarda o parecer. Caso seja positivo, Nino, que foi o grande pivô e quem iniciou a briga generalizada, pode voltar à equipe justamente contra o Ceará.

FICHA TÉCNICA

  • Ceará x Bahia - Brasileirão
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
  • Data: 17/06/2021
  • Horário: 16 horas
  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
  • Transmissão: Premiere, Rádio Verdinha e Tempo Real em diariodonordeste.com.br/jogada
  • Ceará: Richard (Vinícius), Gabriel Dias, Messias, Klaus (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Oliveira, Fernando Sobral e Jorginho; Lima, Rick (Mendoza) e Saulo Mineiro (Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.
  • Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba (Renan Guedes), Conti, Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca (Jonas), Daniel e Thaciano; Rodriguinho (Óscar Ruiz), Rossi (Maycon Douglas) e Gilberto (Thonny Anderson). Técnico: Dado Cavalcanti.