Nesta segunda-feira (12) o Ceará conheceu a data que irá estrear na Copa Sul-Americana 2021. Diante do Jorge Wilstermann, na Arena Castelão, o Vovô voltará a disputar uma competição internacional após 10 anos.
Porém, o grupo C, no qual o Ceará foi sorteado, ainda há indefinição. O último classificado sairá do duelo entre Bolívar (BOL) e Junior Barranquilla (COL), que disputam uma vaga na Libertadores, através da 3ª fase da Pré-Libertadores.
No primeiro confronto entre as duas equipes, triunfo dos bolivianos por 2 a 1. O jogo da volta acontece nesta quinta-feira (15), às 21h30, no Estádio Metropolitano Roberto Melendéz, na Colômbia.
Bolívar – a altitude como trunfo
O Bolívar disputou três jogos internacionais até o momento pela Pré-Libertadores. Diante do Montevideo Wanderers, do Uruguai, a equipe comandada por Natxo González goleou por 5 a 0 na altitude. Antes, havia perdido o confronto da ida por 1 a 0.
A altitude é o ponto forte da equipe boliviana contra equipes de outros países. Contra o Junior Barranquilla, no Estádio Hernando Salles, localizado a 3.637 metros do nível do mar, vitória sobre os colombianos.
No campeonato nacional, por sua vez, o Bolívar é o atual 7° colocado. Foram três jogos, duas vitórias e apenas uma derrota, contra Guabirá Montero.
Junior Barranquilla – experiência internacional
Outro possível adversário do Ceará na Copa Sul-Americana é o Junior Barranquilla, da Colômbia. Nove vezes campeão do Campeonato Colombiano e atual campeão da Superliga da Colômbia, a equipe comandada por Luis Amaranto Perea tem vasta experiência em competições internacionais.
Na temporada passada, disputou a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana, caindo nas quartas de final para a surpresa da competição: Coquimbo Unido, do Chile.
Em 2021, a equipe colombiana disputou 22 partidas entre campeonato nacional e Pré-Libertadores. Foram 18 partidas pelo Campeonato Colombiano, obtendo 8 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, ocupando, assim, a 7ª colocação. No torneio internacional, duas vitórias sobre o Caracas na fase preliminar da Taça Libertadores.
Melhor cenário para o Ceará
O mês de abril será de disputas paralelas para o Ceará. Com as fases finais da Copa do Nordeste, caso a equipe de Guto Ferreira avance até a final, e a Sul-Americana sendo disputadas semanalmente.
Ao comentar sobre a chave do Ceará no torneio internacional, o presidente Robinson de Castro demonstrou preocupação ao ter que fazer duas viagens para jogar na altitude, tendo em vista que o Alvinegro de Porangabuçu enfrentará o Jorge Wilstermann, da Bolívia.
Entre Bolívar e Junior Barranquilla, apesar da vasta experiência em competições internacionais dos colombianos, além da camisa pesada, o melhor adversário para o Vovô seria o Junior Barranquilla, por se livrar da altitude de La Paz, ao enfrentar o Bolívar, além do desgaste que a equipe dos Tiburones enfrentam pelos 22 jogos já disputados em 2021.