Com obra marcada por paralisações e atraso, bondinho de Ubajara será inaugurado nesta terça-feira

Inicialmente, conclusão da obra estava marcada para 2018; governador deve inaugurar outras três obras na Serra da Ibiapaba

Escrito por Redação,

Ceará
Bondinho de Ubajara
Legenda: As obras de revitalização do local instalaram iluminação na Gruta de Ubajara, conforme o gestor
Foto: Cid Barbosa/Arquivo

Localizado na Serra da Ibiapaba, o teleférico do Parque Nacional de Ubajara será entregue nesta terça-feira (22). Após uma obra marcada por paralisações e atrasos, o governador Camilo Santana estará em Ubajara para entregar o equipamento à população. 

Segundo informações oficiais, o equipamento estava pronto desde setembro do ano passado, mas aguardava uma licença do Ibama para o funcionamento. Em dezembro, o prefeito anunciou que a inauguração seria realizada em 7 de janeiro de 2022, mas a data foi alterada mais uma vez. 

O bondinho é suspenso em cabos de aço por um trajeto de 550 metros. Ligando a Estação Superior e Inferior, é utilizado por visitantes para se locomover até a Gruta de Ubajara. Na obra, também foi instalada iluminação na Gruta. 

Desde 2015, o teleférico teve as atividades paralisadas e passou por obra de modernização. Inicialmente, o prazo para reabertura era dezembro de 2018. A data foi adiada por três vezes e, agora, é entregue após quatro anos da previsão inicial. 

Amanhã o governador Camilo Santana também deve inaugurar outros três equipamentos do estado: a sede do raio de Ubajara, Contorno de São Benedito e Contorno de Ibiapina.