Show de Márcio Resende e 30º Cine Ceará são destaques na agenda desta semana de Fortaleza; confira

Atividades virtuais ainda são foco dos equipamentos culturais da cidade

Escrito por Redação ,
Márcio Resende reúne sucessos da música instrumental; Filme com Lázaro Ramos será exibido no encerramento do Cine Ceará
Legenda: Márcio Resende reúne sucessos da música instrumental; Filme com Lázaro Ramos será exibido no encerramento do Cine Ceará
Foto: Divulgação / JFR_lramos

A agenda cultural desta semana está repleta de atrações para todos os públicos. Apesar de algumas atividades terem autorização para acontecer presencialmente, muitos dos equipamentos culturais de Fortaleza seguem realizando eventos virtuais. 

A música, por exemplo, tem destaque esta semana com o show "Da Bossa ao Jazz". Domingo (13), às 18h, diretor do palco do Cineteatro São Luiz, Márcio Resende apresenta pérolas da música instrumental e do álbum recém-lançado "Elegant Fish".  

Até o dia 11 de dezembro, acontece a 30ª edição do Cine Ceará, festival consagrada na cena cinematogrática do País. A programação apresenta diversas produções audiovisuais e, nesta edição, o evento homenageia os atores Gloria Pires e Lázaro Ramos. 

Confira a programação completa: 

MÚSICA 

Sons do Ceará 

Segunda (7), quarta (9), sexta (11) e domingo (13), às 21h, no Youtube do Cineteatro São Luiz 

A programação do Sons do Ceará desta semana traz as apresentações musicais de El Arish, Viajantes Extraplanares, Arcádia e Void Tripper. 

Jota Quest 

Quinta (10), às 20h, no Youtube 

Foto: Reprodução / Instagram

A banda Jota Quest realiza nesta quinta (10) um show de fim de ano com os principais sucessos em live direto de Balneário Camburiú, em Santa Catarina. 

Daniel e Jorge e Mateus 

Sábado (12), às 20h, no Youtube

O cantor Daniel se une à dupla sertaneja Jorge e Mateus em uma live especial que acontece neste sábado (12). 

Casa criativa - parte 4

Sábado (12), às 16h, no Youtube do Theatro José de Alencar

A “Casa Criativa - parte 4” apresenta shows de Kiko Show, Samantha Castro, Mel Mattos e Pimenta Malagueta - Aquiraz (CE) neste sábado (12). 

Da Bossa ao Jazz

Foto: Divulgação

Domingo (13), às 18h, no Youtube do Cineteatro São Luiz

No show "Da Bossa ao Jazz", Márcio Resende celebra seus 23 anos como cidadão de Fortaleza e apresenta pérolas da música instrumental e do álbum recém-lançado "Elegant Fish", gravado em São Paulo com participações especiais de Toninho Horta (vencedor do Grammy de "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira" de 2020) e Claudio Nucci. No palco do Cineteatro São Luiz, Márcio é acompanhado do músicos Carlinhos Patriolino e Thiago Almeida.

TEATRO 

Imensidão 

Foto: Divulgação

Terça (8), às 19h, no Youtube do Cineteatro São Luiz 

O grupo de teatro Cangaias Coletivo Teatral, em meio ao caos de uma pandemia, prepara seu novo espetáculo. Os ensaios de um texto intitulado "O Vício da Imensidão" acontecem por meio da plataforma virtual e vão disparando conflitos e questões pessoais dos atores, onde se borram a vida e a obra, personagem e persona, o real e o ficcional.

Contos Nordestinos

Domingo (13), às 17h, no Youtube do Porto Dragão

Em 'Contos Nordestinos', são apresentadas várias narrativas com conto e lendas de nossa cultura popular, com sonoplastia feita ao vivo. O espetáculo é complementado com cirandas, baião, ao acompanhamento de violão, rabeca, zabumba, triângulo, pandeiro e bateria. O cenário é composto por elementos de nossa cultura local, carregado de uma poética banhada pela tradição cariri. Bonecos, chapéu de palha, peneira e outros elementos regionais ilustram o repertório, juntamente com gêneros textuais, tais como: adivinhas e parlendas.

CIRCO

Espetáculo de Natal Solidário do Cirque Amar

Terça (8), às 20h30, no Cirque Amar ( Av. Washington Soares, 1000, Edson Queiroz). Ingresso: doação de dois brinquedos. 

O Cirque Amar apresenta nesta terça (8) o espetáculo de Natal Solidário. A entrada será a doação de dois brinquedos que serão destinados a crianças carentes de Fortaleza. 

AUDIOVISUAL

Fôlego Vivo 

Foto: Divulgação

Terça (8), às 18h, no Youtube do Dragão do Mar 

O Dragão do Mar exibe, nesta terça-feira (8), o documentário "Fôlego Vivo". Realização da Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas, em Umari, no Ceará, o documentário reflete, por meio de linguagem experimental, a relação da comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), com a água, desde o mito indígena de origem e recriação do mundo ao mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas do Rio São Francisco.

Cineclube Âncora – Mostra “Fabulações no Real”

Terça (8), às 18h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

O Cineclube Âncora volta aos trabalhos neste período de quarentena com a Mostra “FABULAÇÕES NO REAL”. A ideia nasce da vontade de pesquisar sobre os limiares do cinema do real, vividos no real, seja pela ficção, seja pelo documentário ou pela mistura de ambos (ou mesmo a invenção de outros termos), seja como for, tais fabulações atuam neste território menos definido, entre o narrativo e o experimental, explorando novas formas estéticas e formais do cinema. Nesta terça (8) é exibido 'Iracema, uma transa amazônica', de 1974.

Dilema de Capideira

Quinta (10), às 20h, no site do Cineteatro São Luiz 

A produção de Philipe Ribeiro apresenta Ítala, uma jovem da terceira geração de uma tradicional família de carpideiras. No dia da morte de sua avó, ela não consegue chorar no velório e vê seu ofício ameaçado. Numa fotografia antiga, já desgastada do tempo, lembra das histórias que a avó contava e decide ir para Várzea da Ipueira mudar o rumo de sua carreira. No interior ela vai encontrar algumas surpresas e seu ofício dependerá das escolhas que tomar naquele pequeno lugarejo em que o tempo vive num eterno cochilo.

ESPECIAL

30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema

Até sexta (11), em formato presencial em Fortaleza, Ceará, online no Canal Brasil - no serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo canal do festival no YouTube e mídias sociais. Mais informações em www.cineceara.com

A 30ª edição do Cine Ceará realiza programação até esta sexta-feira (11) com diversas mostras de produções audiovisuais. Além da exibição presencial, este ano o evento terá transmissão online por conta da pandemia do coronavírus. 

Conversa sem Roteiro: Se Vira!

Terça (8), às 19h30, no Youtube do Porto Dragão 

O projeto apresenta nesta semana bate-papo com Viramundo, estação criativa de Victória Andrade, Marcello Santos e Brunos Esteves, e com o mestre Marcello Santos, pesquisador com especialidade em “Cultura Tradicional e Popular de Expressão Afro-brasileira”. 

Projeto Casulo Virtual

Foto: Divulgação

Dias 8, 15 e 22 de dezembro, às 19h, no Youtube do Theatro José de Alencar

Aprovado no edital Arte em Rede, a Companhia Crisálida de Teatro realiza um passeio pelo processo criativo de seu espetáculo em montagem “Sobre o Mito Grego de Ariadne”. Serão três encontros virtuais onde serão abordados as seguintes temáticas: os estudos sobre teatro ritual de Antonin Artaud e Jerzy Grotowvski; debate sobre mitologia, ressaltando a importância do trabalho a partir dos mitos e a criação teatral no contexto da pandemia.

CPBT - Cena em Rede

Foto: Divulgação / Felipe Abud

Dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro, às 15h, via Google Meet (os links das chamadas de vídeo serão disponibilizados nas redes sociais do TJA)

O projeto “CPBT - Cena em Rede” é série de encontros transmitidos ao vivo sobre arte e isolamento social. A programação conta com a exibição de vídeos-performances de alunes e ex-alunes das turmas 2020 e 2019 e bate-papo mediados pelos os professores do CPBT, Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco. 

Onde Tá a Graça 

De 8 a 11 de dezembro, às 20h, via Google Meet (os links das chamadas de vídeo serão disponibilizados nas redes sociais do TJA)

O Theatro José de Alencar realiza uma série de encontros acerca dos estereótipos no humor. O projeto vai debater causas e soluções para a desconstrução dos estereótipos jocosos na narrativa do humor e o uso da ação como personagem cômico, com as participações da antropóloga, Izabel Accioly, o diretor executivo da Casa de Vovó Dedé, Wagner Barbosa, o ator Denis Lacerda, o diretor artístico, Paulo Vianna e o atual diretor do programa “Nas Garras da Patrulha” da TV Diário, Fábio Nobre.  

EXPOSIÇÃO 

Pós-tropical

Foto: Divulgação / Roberto Kennedy

A partir de sábado (12), às 10h. Visitação até 30 de janeiro de 2021, de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e sábados, de 09 às 14h, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro). Gratuito. 

O universo imagético do artista Artur Bombonato chega como uma anunciação da paisagem distópica que o mundo reflete neste ano de 2020: o esvaziamento, as máscaras, as penumbras… Mas são de suas andanças pelo mundo e seus olhos assentados sobre diferentes espaços urbanos, do cinema contemporâneo, da linguagem videográfica da internet que ele constrói, em óleo sobre tela, a exposição “Pós-tropical”, sua primeira mostra individual reunindo 18 obras, que tem curadoria dos artistas Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, e será aberta ao público de forma híbrida (presencial e virtual).

Revisitando Chico da Silva

No site do Cineteatro

Em 2020, o grupo Entrelaçadas se inspirou nas obras do desenhista e pintor Chico da Silva,  nascido no Acre e radicado no Ceará, para traduzir na arte dos bordados a arte popular. A exposição virtual e inédita tem como temática “Revisitando Chico da Silva”. São vinte e quatro criações bordadas à mão utilizando-se a técnica do bordado livre unicamente ou mesclando-se com a técnica de aquarelagem. A exposição conta com curadoria do artista plástico cearense Roberto Galvão.

Isolamento social 

Sábado (12), às 17h, no Flickr do Porto Dragão

Este trabalho do fotógrafo Roberto Kennedy não olha para quem se tornou recluso e isolado no meio de uma epidemia, mas tenta enxergar quem já vivia apartado e isolado no seu cotidiano. Externa a falta de pertencimento, independente de uma pandemia. Registrando - o externo e o interno - de
quem já vivenciava a alegria e a dor de estar sozinho.

ARTESANATO

Até 13 de dezembro no site da Fenacce

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) - Arte de Toda Parte, chega à 2ª edição com formato inédito. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a programação acontecerá totalmente virtual. Até o dia 13 de dezembro, os admiradores do artesanato, culinária, música e cultura regional podem visitar a feira gratuitamente. Cerca de 300 expositores de 18 estados brasileiros estão confirmados. Entre os nomes convidados estão Mestre Espedito Seleiro (CE), Cris Kaspar (SP) e Beto Cunha (MG).

 

 

 

Assuntos Relacionados