Show de abertura da Mostra Sesc de Culturas 2020 acontece dia 1º e oferece programação online

A tradição de mais de duas décadas de evento mantém toda a diversidade cearense nesta edição.

Legenda: Waldonys estará no show de abertura da Mostra, às 17h, no dia 1º de novembro
Foto: Divulgação

Eita, me segura senão eu caio
É Sesc de Culturas Ceará
Mostra tudo num balaio
Cante lá que eu canto cá

Começa junto com novembro
É tanto artista que quais desmaio
De baixar o aplicativo me lembro
Vou me encantando e me espaio

Arte, teatro, literatura e ensaio
Tradicional e contemporâneo
Tendo música em casa não saio
Chega aqui, meu conterrâneo

Programação boa na internet
Do sofá mermo me distraio
Aproximarum artista e tiete
Sai faísca e vira um raio

Do sertão ao litoral, arte gratuita e digital. Dos Inhamuns ao Cariri, o talento do Ceará está aqui. A rima, a poesia e muitas outras formas de cultura cearense se encontram num espaço diferente nesta edição da Mostra Sesc de Culturas 2020. A música local em toda sua autenticidade também está representada na abertura, que é realizado pelo Sesc Ceará. Com transmissão ao vivo pelo Youtube, os músicos Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys dão início à festa que dura uma semana inteira. O show online será às 17h do dia 1º de novembro, neste domingo. Muitas outras atrações estarão a um clique de distância até o dia 8 de novembro.

Os desafios enfrentados na saúde fizeram com que a 22ª edição do evento se adaptasse a um novo formato que privilegia o trabalho de artistas das mais variadas linguagens. Espetáculos de artes cênicas, música, audiovisual e a tradição do Ceará estão na programação de um dos maiores eventos culturais do Brasil, acessível a apenas um clique. Os interessados podem baixar o aplicativo e buscar as plataformas digitais do Sesc para assistir às diversas experiências estéticas e de imersão cultural.

“E esse ano, mais do que nunca, a mostra segue com o objetivo de contribuir para a construção e a difusão da nossa identidade cultural. Nesta edição, que acontece de 1º a 8 de novembro, vamos promover a cultura popular cearense em um espaço totalmente digital, sem barreiras, que servirá de vitrine para o mundo”, destaca Maria Bezerra, coordenadora das Mostras Sesc de Culturas.

Legenda: : Espetáculo Felizes para Sempre lança mão de uma pesquisa que envolve dança e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Apresentação será na sexta-feira, dia 6, às 18h.
Foto: Souza Junior Fotografia

O evento não tem caráter competitivo e será a culminância de um trabalho que o Sesc vem realizando de maneira pioneira desde o início da pandemia de Covid-19, que é o Tudo em Casa Fecomércio. “A mostra Sesc de Culturas vai mostrar para o mundo o que a gente tem de melhor, com ações que congregam as variadas manifestações e linguagens, contribuindo com a construção e a difusão da identidade cultural do Ceará”, explica Patrícia Rinaldi, diretora de Programação Social do Sesc-CE. Patrícia destaca ainda que haverá mais de 70 atividades culturais totalmente online que evidenciam a pluralidade da cultura cearense.

A efervescência que marcou as edições anteriores também estará presente no novo ambiente digital. Imagine-se fazendo uma visita às casas dos mestres de cultura do Cariri cearense. Pois conhecer a tradição do mestre Raimundo Aniceto ou o ciclo do couro, com todo o talento do mestre Espedito Seleiro, também será possível com a mostra de 2020.

O evento já vinha incorporando novas linguagens e territórios, a exemplo da edição do Sertão Central, realizada no ano passado. Agora, a cultura também está ajudando o Ceará inteiro a se aproximar dos novos hábitos e comportamentos da sociedade, com a participação dos artistas locais.

A solidariedade também ganha destaque, uma vez que haverá arrecadação de doações para o programa Mesa Brasil Sesc Setenta toneladas de alimentos foram entregues após as edições de 2018 e de 2019. Durante todas as apresentações deste ano haverá um QR Code disponível na tela para quem quiser colaborar.

Cante lá que eu canto cá
Declamava Patativa
Pois aqui no meu Ceará
A cultura é sempre viva

Serviço: 

Show de abertura da Mostra Sesc de Culturas Ceará, dia 1º de novembro às 17 h, com os músicos Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys. Transmissão ao vivo pelo YouTube Sesc Ceará

O aplicativo para IOS e Android está disponível e possibilita o acesso ao restante da programação que vai até 8 de novembro 

Instagram @mostrasescdeculturas /
Site: www.mostrasescdeculturas.com.br/

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?