Porto Dragão abre inscrições gratuitas para oficina de iluminação nas artes cênicas

"Do papel para a cena" ocorrerá de 23 a 27 de novembro. A oficina será ministrada pelo iluminador Ciel Carvalho

Escrito por Redação ,
Legenda: Iluminador Ciel Carvalho será o facilitador da oficina, que começará na próxima segunda (23)
Foto: Reprodução/Instagram

O Programa Estadual de Formação Técnica para as Artes, promovido pelo Hub Cultural do Ceará e projeto Porto Dragão, segue com cursos nas áreas de cenografia, figurino, iluminação, produção e sonorização. Para a oficina "Do papel para a cena", que ocorrerá da próxima segunda (23), até 27 de novembro, as inscrições do programa estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente. O iluminador Ciel Carvalho será o facilitador da formação. 

Há 15 vagas disponíves e as inscrições podem ser realizadas através do site do Sympla. O público-alvo da oficina são os profissionais da área de iluminação. Gente com noção da técnica em artes cênicas (teatro, dança, circo ou música), que tenha alguma experiência com operação ou montagem de luz. 

A ideia da oficina é estimular um aprendizado teórico-prático sobre ler, entender e programar uma mesa, a partir do projeto de iluminação cênica de um espetáculo. Os alunos devem entrar em contato com a ideia de uma luz presente enquanto jogo, da sensibilidade artística e do conhecimento técnico, sendo um caminho para profissionais e pessoas interessadas em realizarem seus trabalhos e aprimorarem seus conhecimentos.

O facilitador Ciel Carvalho é iluminador e cenotécnico. É mestre em Artes, com a pesquisa “A luz Presente: um percurso de construção dramatúrgica da iluminação cênica". Tem experiência como professor de iluminação e participou de diversos festivais de teatro, circo e dança, nacionais e internacionais, a exemplo do Festival de Teatro de Havana (Cuba) e da Circulação Nacional do Palco Giratório do SESC.

Assuntos Relacionados