Aprenda a receita do tradicional vatapá cearense para fazer sucesso no São João em casa

Iguaria completa o famoso pratinho típico vendido nas quermeses. Consultora de gastronomia ensina como fazer

Escrito por Denise Marçal , denise.marcal@svm.com.br

Quem resiste a um bom pratinho típico logo no mês de festas juninas? Nesta época do ano, as comidas típicas completam a alegria de quem entra no clima de São João. E entre os pratos mais desejados está o vatapá, receita que pode ser encontrada nas versões de frango, de camarão e até de peixe. O preparo é fácil, como pode ser visto no vídeo abaixo.

> Solidariedade: saiba como participar e ajudar a Santa Casa de Misericórdia
> Solange Almeida, Noda de Caju, Waldonys: veja programação completa

Patrícia Uchôa (@patriciaubs), instrutora e consultora de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Ceará (Senac-CE), ensina que o segredo de um bom vatapá é ter uma base bem temperada, seja de frango, camarão ou de outra proteína de sua escolha. 

Para a consultora de gastronomia, aprender a fazer o vatapá em casa vai incrementar o cardápio junino, além de ser uma boa fonte de receita neste período. “Se desejarem comercializar, podem vender no peso. É um mês bastante procurado e promissor para o comércio”, opina.

Veja também

Ingredientes

Na receita, ela prepara o tradicional de frango e utiliza ingredientes como pão dormido, leite, leite de coco, azeite de dendê e farinha de trigo. Para intolerantes ao leite, a dica é utilizar apenas o caldo do cozimento do frango e o leite de coco ou o leite de castanha. E para substituir a farinha de trigo, o amido de milho pode ser acrescentado ao vatapá. Veja:

Assuntos Relacionados