Paraíba terá toque de recolher e orla fechada para conter Covid-19, define governo estadual

Decreto com pacote de ações para conter o novo coronavírus será publicado nesta terça-feira (23)

Legenda: O decreto, de abrangência estadual, terá validade de 15 dias e contará com auxílio das forças de segurança do estado para cumprimento das ações determinadas.
Foto: Shutterstock

O estado da Paraíba (PB) terá toque de recolher e fiscalização da orla a partir desta terça-feira (23), informou o perfil oficial do governo estadual no Twitter. As medidas, definidas após reunião com participação conjunta entre o governador João Azevêdo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e outras autoridades, na manhã desta segunda (22), fazem parte de pacote de medidas para conter a Covid-19.

O decreto, de abrangência estadual, terá validade de 15 dias e contará com auxílio das forças de segurança do estado para cumprimento das ações determinadas. "É necessário que o distanciamento social seja feito com responsabilidade, evitando aglomerações festivas e na orla", destacou o governador, ressaltando que as medidas buscam proteger a vida das pessoas.

"As vacinas estão chegando, mas de forma lenta. Quando nós tivermos 70% da população vacinada, poderemos ter uma nova situação, com medidas diferentes", afirmou João Azevedo Lins por meio do perfil governamental.

Além disso, o governo dispõe de um plano com recomendações a prefeitos, que devem adotar as medidas segundo as bandeiras a serem publicadas a cada 15 dias. Ainda conforme o governo paraibano, "a abertura de lojas e outros empreendimentos seguirá a classificação de bandeiras das cidades" — critérios definidos como "novo normal".

Veja também

A realização de home office também foi incentivada pelo governo, que disponibilizará serviços nessa modalidade "de acordo com a necessidade". As aulas da rede estadual de ensino serão iniciadas apenas de forma on-line.

O novo decreto tem objetivo de reduzir a mobilidade urbana e humana e diversos locais, buscando, assim, a redução da contaminação e o número de casos.

Ampliação de leitos

O governo, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, ampliará a oferta de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atendimento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. O número de unidades, entretanto, não foi divulgado.

"É preciso evitar os excessos que estamos vendo nesses últimos dias. São fatos que contribuem de uma maneira decisiva para o aumento de casos, a maior busca por leitos nos hospitais e mais mortes, por consequência", continuou o gestor estadual por meio do perfil do Governo da Paraíba, acrescendo que conta com a população para que o enfrentamento da pandemia seja realizado.

"Nós queremos associar medidas restritivas com medidas de ampliação de leitos e UTIs. Se a população não fizer a sua parte, nós teremos que endurecer as regras a cada 15 dias", disse.