Vídeo mostra tornado atingindo cidade de Santa Catarina com ventos de 130 km/h; veja

A tempestade destelhou casas e empresas na região do Vale do Itajaí, e chegou a virar caminhões de uma fábrica de furgões

Imagens cedidas pela Defesa Civil de Timbó, em Santa Catarina, mostram o momento em que um tornado atingiu a cidade nesta quarta-feira (5), com rajadas de vento de 130 km/h. As informações são do G1.

O governador do estado, Carlos Moisés, publicou em redes sociais outro vídeo, feito por drone, mostrando os estragos na cidade, com áreas alagadas e galpões destelhados.

A tempestade destelhou casas e empresas na região do Vale do Itajaí, e chegou a virar caminhões de uma fábrica de furgões. Não há registros de  desabrigados ou feridos, segundo a Defesa Civil.

"Não deu tempo para nada. Vi tudo voando. Nos escondemos no banheiro para nos salvar. Era granizo, vento, temporal. Nunca vi disso", disse um morador da cidade, Gilcemar Gessner, ao G1.

Fenômeno comum em Santa Catarina

A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explica que Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis para o surgimento de tornados, em razão da formação de nuvens cumulonimbus - caracterizada por seu desenvolvimento vertical. 

O temporal também causou estragos em outras cidades do Estado. Em Rio Fortuna, no Sul, Bom Jardim da Serra e Santa Rosa de Lima, na região serrana registraram o maior acumulado de chuvas em 24 horas. Houve registro de deslizamentos, pontos de alagamentos e quedas de árvores.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o Brasil