Lote de insumos para produção de vacinas pela Fiocruz chega neste sábado (6), diz Saúde

É o primeiro lote de material para a Fiocruz, que produz a vacina de Oxford no Brasil

Escrito por Natália Cancian/Folhapress ,
astrazeneca
Legenda: Vacina de Oxford já está sendo aplicada no Brasil
Foto: Camila Lima

O Ministério da Saúde informou que está prevista para sábado (6) a chegada do primeiro lote de insumos que devem ser usados para produção de vacinas contra a Covid-19 pela Fiocruz. A fundação tem uma parceria com a farmacêutica AstraZeneca para produção, no Brasil, de doses da chamada vacina de Oxford.

Segundo a pasta, o embarque foi confirmado por autoridades chinesas.

A previsão é que o voo saia de Xangai, na China, às 20h35 desta quinta (de acordo com o horário de Brasília, ou 7h35 de sexta no horário local). A chegada é prevista para ocorrer no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h50 de sábado.

Veja também

Inicialmente, o cronograma da Fiocruz previa a chegada dos insumos ainda em janeiro, o que não ocorreu. O atraso na obtenção dos insumos fez a fundação ter que reavaliar os cronogramas de entrega das vacinas ao Ministério da Saúde.

Atualmente, o acordo da Fiocruz, bancado pelo Governo Federal, prevê que os lotes de matéria-prima cheguem ao país a cada duas semanas.

Cada remessa deve trazer insumo suficiente para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina até que um total de 100,4 milhões de unidades possam ser fabricadas no país.

Insumos para CoronaVac

Na noite desta quarta-feira (3), voo trazendo 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da China para produção de vacinas contra a Covid-19 pelo Instituto Butantan chegou a São Paulo. O insumo deve ser usado para a produção local de mais 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac. 

Outra carga com 5,6 mil litros de IFA chegará ao Brasil até o próximo dia 10, viabilizando a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.

Assuntos Relacionados