Chuvas fortes causam inundações em Peruíbe, litoral paulista, e deixa cerca de 300 pessoas desabrigadas

Cidade sofre com erosão, pontos de alagamento e enxurrada após “precipitação pluviométrica de alta intensidade”

Escrito por
Até o momento, pelo menos 300 pessoas estão desabrigadas após as fortes chuvas que assolam Peruíbe (SP)
Legenda: Até o momento, pelo menos 300 pessoas estão desabrigadas após as fortes chuvas que assolam Peruíbe (SP)
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP

O município de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, enfrenta chuvas intensas desde a quarta-feira (8). Nas últimas 24 horas, choveu 263 mm na cidade, volume maior que o esperado para o mês de janeiro todo, que era de 236 mm, conforme informações da Defesa Civil do Estado. 

Até o momento, pelo menos mil pessoas foram atingidas pelas chuvas e 300 estão desabrigadas. Para o acolhimento delas, foram montados três abrigos emergenciais na cidade. 

Veja também

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Peruíbe registrou, durante a madrugada, uma precipitação pluviométrica de alta intensidade, acompanhada por rajadas de vento, que atingiu o município ocasionando erosão, pontos de alagamento e enxurrada.

Para o trabalho de resgate, nove embarcações estão em operação para auxiliar no resgate, segundo o Governo de São Paulo. Além disso, estão empenhados 30 agentes da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Cidade sofre com erosão, pontos de alagamento e enxurrada após “precipitação pluviométrica de alta intensidade”
Legenda: Cidade sofre com erosão, pontos de alagamento e enxurrada após “precipitação pluviométrica de alta intensidade”
Foto: Reprodução/Redes sociais

ESTADO DE ALERTA

Na quarta-feira (8), a Defesa Civil de São Paulo alertou os moradores das cidades de Peruíbe e também de Itariri, no interior de São Paulo, sobre chuva forte e risco alto para alagamentos e deslizamentos.

Em Itariri, choveu 256 mm nas últimas 24 horas até quarta, superando a previsão para todo mês de janeiro, que é de 247mm. Houve pontos de alagamentos nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias. 

Foi registrado ainda o transbordamento do Rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na Estrada Municipal de acesso ao bairro, que ficou temporariamente bloqueada. Ao todo, 9 pessoas ficaram desalojadas. Não houve feridos.

Conforme a Defesa Civil, até esta quinta-feira (9), o litoral paulista e faixa leste continuam em estado de atenção para fortes chuvas, principalmente nas regiões da capital, Grande SP, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista e litoral norte. A partir de sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.

Assuntos Relacionados