Anvisa veta a fabricação de oito pomadas de cabelo após descumprimento de normas; veja lista

Produtos podem colocar a saúde dos consumidores em risco

Escrito por Redação ,
Mão retirando pomada de pote de plástico amarelo
Legenda: Uso dos produtos deve ser suspenso imediatamente
Foto: Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização de oito pomadas modeladoras para cabelos. A decisão, anunciada nessa segunda-feira (16), foi motivada pelo não cumprimento das normas sanitárias e impede que os produtos sejam fabricados pelas empresas.

Veja também

A medida da Anvisa não é a primeira a impossibilitar a produção de uma pomada capilar: na última quinta-feira (12), o órgão já havia publicado outra decisão, que cancelou a regularização da Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black.

A comercialização e o uso de alguns dos produtos cancelados já tinham sido alvo de medidas restritivas, antes do embargo definitivo, que proíbe a fabricação das pomadas.

A agência de vigilância sanitária ainda pede que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e às advertências contidas nos rótulos desse tipo de produto.

SAIBA QUE PRODUTOS FORAM PROIBIDOS

  • Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz - Be Black, do Cosmetic Group Indústria e Comercio de Cosmeticos Eireli
  • Pomada Black - Essenza Hair, da Evolução Indústria de Cosméticos Ltda-Me
  • Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids (Fixa Liss), da Evolução Indústria de Cosméticos Ltda-Me
  • Pomada Braids Hair, da Galore Indústria e Comercio de Cosmético Eireli
  • Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, da Microfarma Indústria e Comercio Ltda
  • Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, da Microfarma Indústria e Comercio Ltda
  • Rosa Hair - Pomada Modeladora - Mega Fixação 150g, da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda Me
  • Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, da Supernova Indústria Comercio e Serviços Ltda 

A Anvisa recomenda que os consumidores que tenham, em casa, produtos da Microfarma, entrem em contato com a empresa para devolvê-los, já que a marca deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado. O mesmo vale para estabelecimentos que utilizarem os produtos em clientes, prática que deve ser suspensa imediatamente.

Quanto às demais marcas, a agência ainda está avaliando quais serão as ações sanitárias adotadas. Por enquanto, o órgão segue acompanhando todos os casos de incidentes que envolvam o uso das pomadas capilares.

Apesar disso, a orientação da Anvisa é que, aqueles que tenham feito uso recente dos produtos, fiquem atentos à qualquer sintoma, e procurem o serviço de saúde em caso de adversidades. O uso é desaconselhado e deve ser suspenso.

CASOS RECENTES

No início de janeiro, a influenciadora Bielle Elizabeth utilizou as redes sociais para contar que perdeu a visão temporariamente após utilizar uma pomada modeladora para finalizar um penteado. 

O caso de Elizabeth ocorreu dias depois que a Anvisa proibiu o uso, comercialização e distribuição da pomada modeladora de cachos Cassu Braids, produzida pela Microfarma. A determinação, ocasionada por relatos de queimadura na pele e cegueira temporária, também proibiu a venda e o uso de todos os produtos fabricados pela empresa.

Assuntos Relacionados