O que se sabe sobre a queda de avião da Voepass, em Vinhedo (SP), que matou 62 pessoas

Quatro cearenses estão entre as 62 vítimas do ATR 72 da Voepass Linhas Aéreas que caiu no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9)

queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, nessa sexta-feira (9), chocou o Brasil. Na tragédia registrada na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, 62 pessoas morreram. 

 O voo ATR 72 saiu às 11h46 de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). Dentre as vítimas estão professores, empresários, aposentados, médicos, e uma criança de três anos.

As causas do acidente seguem em investigação pelos órgãos competentes. O Diário do Nordeste reuniu tudo que se sabe sobre o acidente aéreo registrado na sexta-feira (9). Veja abaixo. 

Possível causa 

As investigações sobre a verdadeira causa do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades responsáveis. Contudo, especialistas apontam que formação de gelo nas asas pode ter causado queda de avião. Há ainda a possibilidade de falha nas hélices terem sido o pivô da tragédia.

De acordo com fontes ouvidas pela Folha de S. Paulo, as hipóteses baseiam-se na forma como o avião caiu. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível observar a aeronave rodopiando em posição horizontal enquanto despenca do céu, movimento conhecido como “parafuso chato”.

Piloto não reportou emergência

O piloto do avião da Voepass não relatou emergência, segundo a Aeronáutica.

Conforme nota da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. "A partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22", diz o texto.

O que diz a Voepass

A Voepass lamentou ocorrido em nota e informou que presta todo apoio as famílias das vítimas do acidente. "A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local. Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência das famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente", informou a empresa. 

Ainda conforme a companhia, a aeronave PS-VPB, ATR-72 decolou de Cascavel "sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação". 

Vítimas do Ceará

Quatro cearenses estão entre as 62 vítimas do ATR 72 da Voepass Linhas Aéreas. Natural de Limoeiro do Norte, o cearense Regiclaudio Rodrigues Freitas era sócio da empresa RF Construções e representante comercial.  

Wlisses Oliveira era sócio de Regiclaudio na empresa RF Construções, de Limoeiro do Norte. O empresário morava em Fortaleza e também tinha uma outra empresa, a RN Dutra Representações, cuja sede é no bairro Pici, em Fortaleza. 

O outro cearense, Raphael Bohne, era empresário da R. Bohne Representações, no bairro de Fátima, em Fortaleza. Ele deixa a esposa e três filhas.

Thiago Almeida Paula era natural de Fortaleza, mas morava em Mossoró há anos. A informação foi confirmada pela governadora do RN, Fátima Bezerra.  

62ª morte foi confirmada no sábado (10)

A Voepass Linhas Aéreas atualizou o número de mortos no acidente aéreo do voo 2283 a manhã deste sábado (10). Segundo a companhia, o passageiro Constantino Thé Maia também é uma das vítimas do acidente, que contabiliza 62 mortos.

Constantino tinha 50 anos, residia no Rio Grande do Norte e trabalhava como representante comercial. Segundo a companhia, o nome do passageiro não constava na lista de passageiros embarcados "por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados". 

Lista de passageiros

A Voepass Linhas Aéreas divulgou a lista de passageiros e tripulantes que estavam no avião. Todos os 57 passageiros e quatro tripulantes que estavam a bordo morreram no acidente.

"A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local. Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência das famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente", informou a empresa. 

Entre as vítimas, há professores, aposentados, advogados, médicos, empresários e uma criança de três anos.  

Confira a lista completa de passageiros:

  1. Rosangela Souza 
  2. Eliane Andrade Freire 
  3. Luciani Cavalcanti 
  4. Jose Fer 
  5. Denilda Acordi 
  6. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda 
  7. Jose Cloves Arruda 
  8. Nelvio Jose Hubner 
  9. Gracinda Marina Castelo Da Silva 
  10. Ronaldo Cavaliere 
  11. Silvia Cristina Osaki 
  12. Wlisses Oliveira 
  13. Hiales Carpine Fodra 
  14. Daniela Schulz Fodra 
  15. Regiclaudio Freitas 
  16. Simone Mirian Rizental 
  17. Josgleidys Gonzalez 
  18. Maria Parra 
  19. Ioslan Perez 
  20. Mauro Bedin 
  21. Rosangela Maria Deoliveira 
  22. Antonio Deoclides Zinu Junior 
  23. Kharine Gavlik Pessoa Zini 
  24. Mauro Sguarizi 
  25. Leonardo Henrique Da Silva 
  26. Maria Valdete Bartnik 
  27. Renato Bartnik 
  28. Hadassa Maria Dasilva 
  29. Raphael Bohne 
  30. Renato Lima 
  31. Rafael Alves 
  32. Lucas Felipe Costa Camargo 
  33. Adrielle Costa 
  34. Laiana Vasatta 
  35. Ana Caroline Redivo 
  36. Jose Carlos Copetti 
  37. Andre Michel 
  38. Sarah Sellalanger 
  39. Edilson Hobold 
  40. Rafael Fernando Dos Santos 
  41. Lizibba Dos Santos 
  42. Paulo Alves 
  43. Pedro Gusso Do Nascimento 
  44. Rosana Santos Xavier 
  45. Thiago Almeida Paula 
  46. Adriana Santos 
  47. Deonir Secco 
  48. Alipio Santos Neto 
  49. Raquel Ribeiro Moreira 
  50. Adriano Daluca Bueno 
  51. Miguel Arcanjo Rodridues Junior 
  52. Diogo Avila 
  53. Luciano Trindade Alves 
  54. Isabella Santana Pozzuoli 
  55. Tiago Azevedo 
  56. Mariana Belim 
  57. Arianne Risso 

Confira a lista completa de tripulantes:

  1. Debora Soper Avila 
  2. Rubia Silva de Lima 
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva 
  4. Danilo Santos Romano