Cláudio Sander, de 80 anos, teve a casa atingida pelo avião que caiu na manhã deste domingo (22) em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ele conseguiu escapar sem ferimentos ao lado do seu cachorro, Pito.
O idoso mora sozinho com o cão em um sobrado no centro de Gramado. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele contou que estava deitado, por volta de 9h, quando ouviu o acidente.
“Não vi nada. Deu um 'estouro' às 9h. Eu estava deitado na cama. Moro sozinho com meu cachorro e saí sozinho", disse.
Ele conseguiu resgatar o cachorro e saiu da residência, sem precisar de apoio das forças de segurança.
"A parte de cima da casa foi toda embora. Era um sobrado. Moro há mais de 60 anos aqui. Não aconteceu nada comigo, mas estourou as duas caixas d'água que eu tenho", contou.
GRAVE ACIDENTE AÉREO EM GRAMADO
Além da casa de Cláudio, o avião atingiu uma loja de móveis, uma pousada e um prédio. A aeronave explodiu e causou um incêndio na região.
Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas ao Hospital de Gramado, a maioria por inalar fumaça do incêndio.
Segundo informações preliminares da Defesa Civil, havia 10 pessoas na aeronave. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou a morte de todos os ocupantes.
“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse.
A aeronave decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, em direção a Jundiái, em São Paulo, segundo a Infraero.
As causas do acidente devem ser investigadas pelo Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.