O corpo de Matheus Gaidos, brasileiro morto a tiros por brincar com o cachorro de um homem nos Estados Unidos, foi transladado da Califórnia para São Paulo neste domingo (30), mais de um mês após o ocorrido. O desembarque aconteceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Segundo noticiou o g1, a transferência do corpo do jovem foi liberada na última sexta-feira (28), após sua mãe, Isabel Martines, enfrentar um longo e burocrático processo junto às autoridades estadunidenses.
Uma cerimônia foi organizada no Cemitério do Carmo, em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, para que parentes e amigos pudessem se despedir de Gaidos. O velório estava previsto para as 14h, seguido do enterro, às 17h.
"Acredito que hoje encerra o ciclo. Estamos muito angustiados", disse Isabel Martines à publicação.
O assassinato do rapaz, que trabalhava como entregador de flores, aconteceu no dia 21 de junho. Matheus estava fazendo a última entrega daquele dia quando encontrou o autor do crime, que passeava com animais de estimação e caminhava acompanhado de uma mulher.
Houve uma confusão e o tutor dos animais atirou. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Informações de veículos norte-americanos publicaram, na época do homicídio, que o brasileiro estava nos EUA há cinco anos e planejava voltar para o país natal em dois meses.
Conforme afirmou a publicação, em 27 de junho, a polícia divulgou imagens dos suspeitos, oferecendo recompensa de até US$ 10 mil (R$ 48 mil) por informações. O acusado da morte de Gaidos foi preso em 6 de julho.