Adolescente de 14 anos é apreendido em Manaus suspeito de planejar massacre em escola

Polícia descobriu conversas dele com jovens de outros dois estados, que também planejavam ataques

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na terça-feira (17) em Manaus, suspeito de planejar um massacre em uma escola pública no bairro da Glória. Ele foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), uma investigação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) descobriu os planos do ataque, após descoberta de conversas entre o adolescente e outros dois, que moram nos estados do Rio Grande do Norte e Goiás.

O ataque ocorreria de forma simultânea em suas respectivas cidades, segundo a delegada. "Eles inclusive chegaram a estudar massacres anteriores, como o de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos; o de Suzano, em São Paulo; e o de Realengo, no Rio de Janeiro”, revelou a delegada em entrevista coletiva na quarta-feira (18).

Jovem usaria bombas caseiras

O jovem foi apreendido em sua própria residência, no bairro no Novo Aleixo, e foi encaminhado à Depca com o pai. Na unidade, deu detalhes do plano.

"Durante depoimento, ele confessou os fatos e disse que era o mentor do plano, e que conheceu os outros dois adolescentes por meio de uma rede social. Ele contou, ainda, que para colocar o plano em prática, estava produzindo coquetéis molotov e bombas caseiras”, detalhou Joyce.

Ainda segundo a investigação, a motivação para o crime seria o bullying que ele havia sofrido na escola. 

O adolescente responderá por ato infracional análogo a atos de terrorismo, e permanecerá na Deaai aguardando audiência de custódia no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).