Vídeo flagra momento em que raio atinge vulcão Cumbre Vieja, em La Palma

Fenômeno ocorre pelo atrito entre cinzas e detritos expelidos pelo vulcão

Escrito por Davi César , davi.cesar@svm.com.br

Um grupo de pessoas foi pego de surpresa enquanto registrava cinzas sendo expelidas com intensidade do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias. No momento das filmagens, uma descarga elétrica é gerada acima da lava, que descia em velocidade na região.

As imagens foram divulgadas pelo Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan). Segundo o órgão, o fenômeno pode ocorrer com certa frequência, a depender de algumas condicionantes.

Imagens registram o momento em que um raio incide acima do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias.
Legenda: Imagens registram o momento em que um raio incide acima do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias.
Foto: reprodução/Involcan

O raio é formado pelo atrito entre as cinzas e os piroclastos, detritos gerados do interior do vulcão. Sozinhos, os elementos não possuem carga elétrica. No entanto, quando se friccionam em um ambiente hostil, podem produzir íons na pluma vulcânica.

Veja também

IMPACTOS EM LA PALMA

A erupção do Cumbre Vieja já ocorre há mais de três semanas e ainda não dá sinais de interrupção, segundo o ministro regional da Segurança nas Ilhas Canárias, Julio Pérez. Até agora, cerca de seis mil pessoas foram evacuadas de suas residências no local.

No último domingo (10), a estrutura liberou quantidade de lava com tamanho correspondente a um prédio de três andares, o que provocou uma série de tremores no local.

Assuntos Relacionados