Quem é Charles III, o novo rei da Inglaterra, que assume o trono aos 73 anos

Charles de Gales chegou ao trono como o monarca britânico mais velho

Escrito por Redação ,
Príncipe Charles, agora Charles III
Legenda: A sua coroação, uma cerimônia única na Europa, será televisionada
Foto: AFP

Aos 73 anos, o até agora príncipe Charles de Gales chegou ao trono como o monarca britânico mais velho. Terminando um período recorde na história da monarquia, ele se tornou rei automaticamente após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II.

O novo rei britânico vai adotar o nome de Charles III, anunciou a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, nesta quinta-feira (8).

A sua coroação, uma cerimônia única na Europa, deverá acontecer dentro de algumas semanas. A tradicional reunião costuma acontecer a portas fechadas dentro de 24 horas após a morte de um monarca. Contudo, segundo o jornal Telegraph, do Reino Unido, desta vez, o encontro será televisionado. 

Quem é o rei Charles

Príncipe Charles, agora Charles III
Foto: AFP

Charles é o filho mais velho da rainha Elizabeth II. Era conhecido, também, como Príncipe de Gales, título que possuía desde 1958. Após a morte do pai, o príncipe Philip, em 2021, ele também herdou o título de Duque de Edimburgo.

Desde seus primeiros compromissos oficiais na década de 1970, o papel do príncipe de Gales tem sido até agora de "apoio", recebendo dignitários, participando de jantares de Estado e viajando para uma centena de países, especialmente depois que Elizabeth II ficou com a saúde mais frágil.

Desde a morte de Philip e enquanto a rainha estava menos presente por motivos de saúde, Charles estreitou o círculo real para sua comitiva mais próxima: Camilla, William e seu irmão mais novo, Edward. 

Casamento polêmico com a princesa Diana

Príncipe Charles e Princesa Diana
Foto: AFP

Em 29 de julho de 1981, Charles se casou com Diana Spencer, a popular princesa Diana. O príncipe William e o príncipe Harry foram frutos do matrimônio.

O casal enfrentou diversos problemas conjugais, que se tornaram públicos e resultaram em divórcio em agosto de 1996. Diana revelou, à época, que o principal motivo da separação foi a recusa de Charles em terminar seu caso com a britânica Camilla Parker Bowles.

Um ano após o divórcio, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi.

Veja também

Matrimônio com Camilla

Após a morte trágica de Diana, Charles se casou com Camilla, em 2005.

Camila tornou-se automaticamente rainha consorte nesta quinta-feira, por desejo expresso de Elizabeth II, que disse isso durante um discurso em fevereiro de 2022 por ocasião de seus 70 anos de reinado. É o título que sua mãe e sua avó tiveram. 

No entanto, devido à trágica morte de Diana, primeira esposa de Charles, o tratamento dado a Camilla foi sensível para muitos britânicos a ponto de, após se casar com ele em 2005, ela mesma decidir não assumir o título de princesa de Gales.

Assuntos Relacionados