Diário do Nordeste

Quarto voo de repatriação da FAB decola de Israel com dois cearenses

Mais de 2,7 mil pessoas se inscreveram no processo para repatriação ao Brasil

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:40)
Quarto voo da FAB que sai de Israel para o Brasil

A quarta aeronave com brasileiros repatriados decolou de Israel com 207 passageiros, dois cachorros e dois gatos às 12h45 (horário de Brasília) desta sexta-feira (13). O Governo Federal registra, agora, 701 brasileiros resgatados com segurança de volta ao País em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

O avião tem como destino o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e deve chegar na madrugada de sábado (14). No grupo, há dois cearenses. Dentre os destinos finais, há outras 17 cidades brasileiras. Confira lista: 

  • São Paulo: 118 passageiros;
  • Rio de Janeiro: 31 passageiros;
  • Porto Alegre: 13 passageiros;
  • Florianópolis: 10 passageiros;
  • Brasília: 5 passageiros;
  • Belo Horizonte: 5 passageiros;
  • Curitiba: 4 passageiros;
  • Goiânia: 4 passageiros;
  • Manaus: 3 passageiros;
  • Natal: 3 passageiros;
  • Recife: 2 passageiros;
  • Fortaleza: 2 passageiros;
  • Ribeirão Preto: 2 passageiros;
  • Vitória: 1 passageiro;
  • Salvador: 1 passageiro;
  • Porto Seguro: 1 passageiro;
  • João Pessoa: 1 passageiro;
  • Belém: 1 passageiro.

A Operação Voltando em Paz tem mobilizado uma equipe para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados ao Brasil. Conforme o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, o Itamaraty prevê 15 voos. "Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer.

Já o diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores, Aloyzio Mares Dias, detalhou que mais de 2,7 mil brasileiros preencheram os formulários para iniciar o processo de repatriação ao Brasil. 

Cronograma de repatriação

  • 1° voo chegou em Brasília na madrugada de quarta (11) com 211 passageiros
  • 2° voo pousou no Rio de Janeiro na noite de quinta (12) com 214 passageiros
  • 3° voo, com escala em Recife e destino final em Guarulhos, chegou na manhã de sexta (13) com 70 pessoas
  • 4° voo chegará no Rio de Janeiro na madrugada de sábado (13) com 207 pessoas
  • 5° voo pousará no Rio de Janeiro no sábado (14) com 210 pessoas

A partir de domingo (15), um novo cronograma será elaborado pelo governo para buscar brasileiros que desejam regressar ao País.