O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, foi capturado nesta quarta-feira (13), conforme divulgou a Polícia do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele estava sendo procurado pelas autoridades há 14 dias, após fugir de uma prisão onde cumpria pena perpétua pelo homicídio da ex-namorada, a também brasileira Débora Evangelista Brandão.
As buscas pelo homem mobilizaram cerca de 500 agentes de segurança, além de drones e de helicópteros. Durante o período foragido, Cavalcante se locomoveu por aproximadamente 38 quilômetros, roubou uma van e um rifle, além de ter trocado tiros com um morador.
VEJA DANILO CAVALCANTE APÓS SER CAPTURADO
Nessa terça-feira (12), a corporação divulgou que o procurado deveria estar em um perímetro na área do município de South Coventry Township, no condado de Chester. Na ocasião, a instituição aconselhou os residentes a proteger edifícios, propriedades e veículos.
A última vez que havia sido avistado, o brasileiro estava sem camisa e usava apenas uma calça azul. Na imagem mais recente capturada dele por câmeras de segurança, o criminoso vestia um casaco verde, encontrado posteriormente por policiais.
Ele fugiu da prisão no dia 31 de agosto, após escalar uma parede do local. O nome dele foi incluído na lista vermelha da Interpol, e a Polícia da Pensilvânia chegou a oferecer uma recompensa de US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil) a quem fornecesse informações sobre o paradeiro do foragido.
VÍDEO DE COMO FOI FUGA
Eleni Cavalcante, irmã de Danilo, foi detida pelo órgão de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos e deve ser deportada para o Brasil. Segundo a autoridade do estado norte-americano, a brasileira não teria cooperado com as buscas pelo familiar.
"A irmã está em situação de permanência prolongada e optou por não ajudar. E, por estar em situação de permanência prolongada, ela entrou em processo de deportação e está detida neste momento", disse o tenente-coronel George Bivens, conforme o jornal local Philadelphia Inquirer.
A mãe do homem disse preferir que o filho morresse durante as buscas, do que retornasse à detenção para cumprir a pena de prisão perpétua. "Se for para ir para um lugar para sofrer e morrer naquele lugar, melhor antes morrer logo. Não precisa sofrer tanto", declarou ao The New York Times.
ASSASSINATO DA EX-NAMORADA
Danilo foi condenado por matar a facadas a ex-namorada Débora Evangelista Brandão, 34 anos, na frente dos filhos dela, em abril de 2021, na cidade de Phoenixville. No entanto, fugiu da prisão no fim do mês passado e era considerado um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos.
Conforme as investigações, o acusado não aceitava o fim do relacionamento e, desde 2020, ameaçava a vítima. O brasileiro foi preso pela polícia norte-americana no estado da Virgínia menos de duas horas após o assassinato, há dois anos. Conforme a imprensa local, ele deveria ser transferido para uma penitenciária nas próximas semanas.