Barragem se rompe e inunda vilarejo na Síria após terremoto no País e na Turquia

A maioria dos habitantes da região teve que deixar o local

Uma barragem se rompeu e inundou o vilarejo de Tlul, no Noroeste da Síria, nessa quinta-feira (9), em consequência do forte terremoto que abalou o País e a nação vizinha Turquia. A maioria dos habitantes da região teve que deixar o local. 

     

A água cobriu parcialmente as casas e os troncos de árvores, e plantações de trigo e de feijão ficaram completamente submersas neste povoado ao Norte da província de Idlib, próximo à fronteira com a Turquia. As ruas também ficaram alagadas, devido ao rompimento da barragem, instalada em um afluente do rio Orontes, que passa pela região.

Nossa situação é dramática. Olha a água ao nosso redor", desabafou Luan Husein Hamadeh, um dos poucos moradores que permaneceram na aldeia.

Terremoto na Turquia e na Síria

O terremoto que devastou partes da Síria e da Turquia, na segunda-feira (6), deixou pelo menos 21.700 mortos, conforme balanço provisório divulgado no início da manhã desta sexta-feira (10). 

No território turco, a ajuda humanitária começou a chegar. A Alemanha anunciou o envio de 90 toneladas de material por avião.

Guerra da Síria

Em simultâneo, o acesso à Síria, que está em guerra civil e com o regime alvo de sanções da comunidade internacional, é muito mais complicado.

A guerra destruiu hospitais e provocou problemas no abastecimento de energia elétrica e água na Síria, mas a ONU só consegue enviar ajuda para as zonas controladas por rebeldes no noroeste do país através de Bab al Hawa, na fronteira com a Turquia.