Bahia confirma 10 primeiros casos da nova variante da Covid-19 oriunda do Amazonas

Vigilância epidemiológica aponta que a maioria dos pacientes estava de férias na Bahia

Escrito por Itallo Rocha ,
teste covid
Legenda: Segundo o Lacen-BA, 32 amostras foram sequenciadas geneticamente e 10 tinham a variante P.1
Foto: José Leomar

A Bahia identificou 10 casos da variante do coronavírus de Manaus. São os primeiros registros no Estado. A identificação foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Esta cepa é considerada mais infecciosa

Das 32 amostras sequenciadas geneticamente no laboratório, dez apresentaram a variante denominada P.1. 

A faixa etária dos pacientes diagnosticados com a variante vai de 7 a 66 anos, sendo sete pessoas do sexo masculino e três do feminino. As amostras que testaram positivo para a variante de Manaus foram coletadas em unidade públicas (sete delas) e privadas (três).

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, investigação preliminar mostrou que "a maioria dos pacientes estava de férias". As pessoas, moradoras da região amazônica, passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado.

Veja também

De acordo com a diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, "os outros 22 genomas sequenciados não são da variante de Manaus, nem do Reino Unido ou África do Sul. Elas já eram circulantes no Estado e foram coletadas de pacientes com sintomas clínicos característicos da Covid-19".

Sequenciamento genético

A variante conhecida como P.1 foi identificada primeiramente no Japão, após quatro passageiros de Manaus que desembarcaram em Tóquio terem sido diagnosticados com Covid-19. O sequenciamento do vírus feito no Japão foi comparado com os sequenciamentos de amostras do Amazonas colhidas entre abril e novembro e foram constatadas semelhanças.

São Paulo já confirmou três casos da P.1 e destinou um hospital para o tratamento de pacientes infectados com a cepa. 

O Reino Unido e outros países suspenderam a entrada de voos chegados do Brasil devido à nova variante. 

Assuntos Relacionados