França detecta quatro casos da variante brasileira do coronavírus

Um dos casos é de uma mulher que voltava de Manaus

Escrito por AFP ,
aeroporto de paris
Legenda: Uma das passageiras passou por São Paulo, Frankfurt, Paris e Marselha
Foto: Eric Piermont/AFP

A França detectou quatro casos de infecção com a chamada variante brasileira do coronavírus, que se junta às cepas inglesa e sul-africana, informou o ministro da Saúde, Olivier Véran, nesta quinta-feira (4).

"Desde ontem" sabe-se que há "quatro casos da variante de origem brasileira", disse Véran em coletiva de imprensa junto ao primeiro-ministro Jean Castex.

Um desses casos é o de "uma mulher que voltava de Manaus" e que passou por São Paulo, Frankfurt, Paris e Marselha (sul da França).

Veja também

"Queremos limitar ao máximo a propagação dessas variantes, ganhar tempo para poder vacinar e proteger os mais frágeis", disse o ministro da Saúde.

Ele também alertou que "as variantes, por serem mais contagiosas, irão substituindo a Covid-19 na forma como conhecemos". Castex e Véran observaram que as variantes foram responsáveis por cerca de 14% de todos os resultados positivos do Covid-19 na França, de acordo com uma pesquisa realizada em 27 de janeiro, em comparação com 3,3% em 7 e 8 de janeiro.

Temor internacional

As variantes do coronavírus detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil preocupam há várias semanas a comunidade internacional, que teme que sejam mais contagiosas e questiona a eficácia das vacinas contra elas.

Assuntos Relacionados