OAB-CE promove a 1ª Conferência Estadual para a Promoção da Igualdade Racial

Evento é virtual e gratuito. Os 100 primeiros inscritos terão desconto na anuidade de 2021 da Ordem

Legenda: O evento pretende debater de forma ampla questões como equidade racial, enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas para a igualdade racial.
Foto: Shutterstock

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) promove nos próximos dias 12 e 13 de novembro a 1ª Conferência Estadual para a Promoção da Igualdade Racial. O evento será transmitido pela plataforma digital da Escola Superior da Advocacia (ESA-CE) e tem previsão para iniciar às 18 horas e encerrar às 21h. As inscrições são gratuitas.

Os primeiros 100 inscritos, segundo a OAB-CE, ganham desconto na anuidade de 2021.

O evento pretende debater de forma ampla questões como equidade racial, enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas para a igualdade racial

Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, acredita que a conferência deve colaborar tanto para a promoção de políticas no que diz respeito à advocacia negra cearense quanto para intensificar o intercâmbio entre a Ordem e movimentos sociais, órgãos e instituições públicas que atuam na agenda da promoção racial.

“Grandes nomes, de repercussão nacional, participarão do evento e farão com que relevantes debates sobre equidade racial, enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas para a igualdade racial tenham um lugar de protagonismo no que diz respeito à advocacia cearense”, destacou a presidente.

Confira a programação

Quinta-feira, 12 de novembro

Abertura

Mesa 1: “Ações afirmativas, equidade racial e antirracismo no Sistema OAB”, com as presenças de André Costa, conselheiro federal da OAB; Haroldo Guimarães, professor, mestre em Direito Constitucional e ator e Karla Meura, conselheira seccional e presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS. Moderação de Beatriz Silveira, conselheira e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ.

Mesa 2: “Democracia, Direito Eleitoral e Igualdade Racial”, com as presenças de Irapuã Santana, doutor em Direito Processual pela UERJ e ex-assessor de ministro no STF e no TSE; Isabel Mota, advogada eleitoralista e coordenadora de Comunicação da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Valéria Landim, mestre em Direito Constitucional e fundadora e presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas. Moderação de Nazaré Uchôa, presidente da ESA em Iguatu, interior do Ceará.

Sexta-feira, 13 de novembro

Abertura

Mesa 1: “Racismo Estrutural e as repercussões para a advocacia negra”, com as presenças de Juarez Tadeu de Paula Xavier, doutor em Ciências da Comunicação, professor e jornalista; Luiz Alberto da Silva, membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS, advogado e sociólogo; e Manuela Alves, conselheira estadual, professora e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE. Moderação de Cláudia Luna, conselheira seccional da OAB-SP e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP.

Mesa 2: “Enfrentamento à Violência Gênero - Racial”, com as presenças de Vilma Piedade, professora, escritora, colunista, palestrante, autora do livro Conceito Sororidade e relatora da Revisão da Conferência de Durban; e Zelma Madeira, professora, doutora em Sociologia e coordenadora especial de políticas para promoção da Igualdade Racial no Ceará. Moderação de Raquel Andrade, presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE.