Estátua de Nossa Senhora da Penha em Campos Sales tem cabeça instalada; monumento será 4°maior do CE
Escultura de 26 metros de altura pode inserir o Município na rota do turismo religioso cearense
Mais uma etapa importante da construção do Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, foi concluída nesta quinta-feira (03). A cabeça da estátua da padroeira do Município foi montada, dando forma ao monumento religioso que estará entre os quatro maiores do Ceará. Atualmente, a obra ultrapassa 80% de avanço físico e deve ser entregue no fim deste ano.
A peça, que foi esculpida em Saboeiro, a pouco mais de 100 quilômetros do local onde está sendo erguida, chegou a Campos Sales no dia 17 de agosto. Hoje, após quatro horas, foi colocada junto ao tronco da escultura.“Faltam as cabeças, os braços e a coroa do menino Jesus, que ela carrega. De Nossa Senhora da Penha, restam o braço com o cetro e a coroa. Despois que finaliza a montagem, será só a parte de acabamento. Amassamento, pintura. A obra deu uma avançada”, detalhou o encarregado da obra, Andrelino Almeida Belo.
O responsável pelo monumento é o renomado escultor Pedro Pereira de Souza, artista plástico autodidata de Saboeiro, que se especializou em imagens sacras e se tornou reconhecido nacionalmente a partir de trabalhos produzidos em São Paulo e Paraná. Ao fazer o caminho de volta ao Ceará, também foi responsável, por exemplo, pelas imagens de Nossa Senhora da Purificação, padroeira de seu município, e Nossa Senhora do Carmo, em Jucás.
Estrutura do mirante
O projeto inclui ainda as construções de quiosques para os comerciantes, estacionamento e um anfiteatro. Além da instalação da própria estátua, os serviços se concentram na urbanização, onde está sendo feita a pavimentação toda em piso intertravado. A parte elétrica já foi concluída. Ao todo, são 17 operários trabalhando no local, que fica a dois quilômetros da sede de Campo Sales.
O objetivo da obra é colocar o chamado "Cariri Oeste" na rota do turismo religioso cearense. O investimento é de aproximadamente de R$ 1,45 milhão, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. Cerca de 60% do terreno foi doado pela família que era proprietária da área e o restante foi adquirido pelo Município, em 2017.
Com 26 metros de altura, a escultura ficará atrás apenas das imagens de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, São Francisco das Chagas, em Canindé, e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.