Barbalha passa a ter duas unidades de testagem para Covid-19 em sistema drive-thru

A Secretaria de Saúde montou um posto de testes rápidos no Centro de Esportes Unificados (CEU), no Parque da Cidade, que atenderá 15 comunidades

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br

O município de Barbalha ganhou novo posto de testagem para Covid-19, que passou a funcionar ontem (6). Agora a cidade passa a contar com duas unidades em drive thru, uma no largo do Rosário, que funciona desde o dia 5 de junho, e a nova, montada no Centro de Esportes Unificados (CEU), no Parque da Cidade.

 

Agora com duas unidades, as localidades barbalhenses serão atendidas de acordo com a área de abrangência das unidades de saúde da família. A unidade Drive Thru, montada no Largo do Rosário, receberá as pessoas que são cobertas nos bairros Bulandeira, Arajara, Macaúba, Barro Vermelho, Rosário, Minha Casa–Minha Vida, Santana, Brejinho, Malvinas (I e II), Lagoa e Estrela.

Já a unidade montada no CEU atenderá a população correspondente às comunidades do Alto (I e II), Centro (I e II), Vila Santo Antônio, Bela Vista, Santo André, Cirolândia (I e II), Caldas, Riacho do Meio, Mata dos Limas, Mata dos Dudas, Cabeceiras e Barro Vermelho.

A secretária da Saúde de Barbalha, Pollyanna Callou, explica que a montagem do novo posto é um esforço para descentralizar os testes rápidos e evitar aglomeração. Hoje, o Município examina, em média, 300 pessoas por dia. “Estamos tentando fazer aquisição de mais 5 mil testes rápidos”, antecipa a gestora. Atualmente, 2.505 pessoas já testadas, o que representa 4,22% de sua população. 

Por outro lado, Pollyanna lamenta que a comunidade barbalhense tem desrespeitado o isolamento social.

“Colocamos o pessoal dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, os agentes de saúde, todo mundo na rua, fazendo orientação e educação, desde março, mas não adianta. É muito difícil. A gente está chegando no pico. Parece que só vão entender quando morrer uma pessoa querida”, desabafa.  

Hoje, a terra dos verdes canaviais registra 598 casos confirmados da covid-19, incluindo o prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), diagnosticado no último sábado (4). Até agora, 390 pessoas já se recuperaram, enquanto outras 174 estão em tratamento domiciliar e 15 internadas em hospitais. Barbalha já registra 19 óbitos.

Assuntos Relacionados