Legislativo Judiciário Executivo

Live PontoPoder: O piso salarial dos professores e o avanço da taxa do lixo em Fortaleza

Os dois temas levam impasses a prefeituras e legisladores

Escrito por Redação ,

Na live do PontoPoder desta quinta-feira (19), jornalistas do Diário do Nordeste trazem as últimas atualizações sobre o novo piso do magistério e os mais recentes encaminhamentos sobre a taxa do lixo na Capital cearense.  

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou, no início da semana, o reajuste do salário mínimo para os professores de todo o País. Assim, o piso da categoria subiu de R$ 3.845,63, em 2022, para R$ 4.420,55, em 2023, um aumento de 15%.

Algumas cidades cearenses já aderiram à atualização. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), contudo, orientou prefeitos a não concederem o aumento salarial nesse percentual. 

Quanto à implementação da cobrança da taxa do lixo na capital cearense, a Câmara Municipal de Fortaleza convocou sessões extraordinárias para discutir as isenções à medida, que devem abranger 70% dos imóveis da cidade.

Os colunistas de Política do Diário do Nordeste Jéssica Welma e Wagner Mendes e o repórter Igor Cavalcante comentam as novidades sobre esses assuntos na live desta quinta.

Veja também

A live aborda, ainda, outras novidades em relação ao MEC. Os jornalistas vão repercutir entrevista esclusiva com a chefe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e a reunião de Camilo com reitores de universidades federais.

A live PontoPoder irá ocorrer nesta quinta-feira (19), a partir das 17 horas. A transmissão é feita pelo Youtube do Diário do Nordeste.

 

Assuntos Relacionados