Legislativo Judiciário Executivo

Haddad ganha onça de ouro da Arábia Saudita e devolve por orientação da Receita

Valor da peça ainda não foi avaliado

Escrito por Redação ,
Presente dado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Legenda: Comitiva saudita deu onça de ouro ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu uma onça de ouro do governo da Arábia Saudita, nesta segunda-feira (31), e decidiu devolver o presente. 

Segundo divulgado pela colunista Andreia Sadi, do g1, Haddad recebeu a peça do ministro de Investimento da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, em visita ao Brasil.

A orientação de devolução da peça foi do secretário da Receita, Robinson Barreirihas. Ainda não houve aferição do presente para avaliar o valor da peça.

O Ministério da Fazenda ressaltou, em nota, que o protocolo para presentear autoridades públicas pressupõe o aviso prévio ao cerimonial da pasta. 

"Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido", disse o órgão.

Veja também

Caso o governo da Arábia Saudita queira reenviar o presente, deve cumprir os trâmites exigidos pela lei brasileira. A delegação saudita tem mais de 70 representantes das empresas públicas e privadas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado por ter recebido joias do regime da Arábia Saudita avaliadas em R$ 16,5 milhões, em outubro de 2021. Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal em abril. 

Assuntos Relacionados