O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 354 candidatos disputando o cargo de deputado estadual no Ceará, conforme consta na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
Ao todo, eles estão representando 21 siglas partidárias e buscam ocupar uma das 46 vagas disponíveis na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Entre essas legendas, está o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Para a disputa, o partido lançou um total de 16 candidatos, divididos igualmente em oito homens e oito mulheres. Ou seja, há 50% de representantes de cada gênero entre esses postulantes. No Estado, o MDB faz parte da coligação "Ceará forte, do lado certo".
O PontoPoder apresenta, a seguir, os nomes dos candidatos a deputado estadual pelo partido e seus respectivos números na urna eletrônica. Confira.
Confira os candidatos do MDB
- Agopin.com – 15007
- Amália Lopes – 15111
- Apóstolo Luiz Henrique – 15000
- Caio da Saúde – 15190
- Danniel Oliveira – 15333
- Davi de Raimundão – 15222
- Dr. Washington – 15123
- Drª Cássia Saldanha – 15010
- Drª Zuíla – 15321
- Enfermeira Virgínia – 15192
- Felipe Aguiar – 15555
- Herialdo Barrocas – 15580
- Larissa Delucca – 15888
- Rubênia da Saúde – 15777
- Veterinária Rosânia Ramalho – 15678
- Zenir Bastos – 15444
Eleições Gerais
A Justiça Eleitoral determina que as siglas partidárias lancem pelo menos 30% das candidaturas a cargos proporcionais referentes a um dos gêneros, masculino ou feminino, para estarem aptos a disputarem o pleito. A norma está na Lei das Eleições, nº 9.504, de 1997, e é válida, em 2026, para os deputados.
Para o cargo de deputado estadual, os eleitores precisam inserir cinco dígitos referentes ao número do candidato para que o voto seja computado. Na urna, ele é o segundo do sufrágio por ordem de votação, seguido dos senadores, do governador e do presidente. Antes, é necessário escolher o deputado federal.
As eleições gerais estão previstas para o próximo dia 4 de outubro, e devem trazer o resultado para os cargos do Poder Legislativo. No caso de governadores e do presidente da República, pode haver um segundo turno dia 25 de outubro, caso um candidato não some mais da metade dos votos válidos.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Jéssica Welma.