Bolsonaro é primeiro presidente a não conseguir reeleição

O atual presidente entra para a história com a derrota

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro ocupante do cargo a não ser reeleito na história do Brasil. Neste domingo (30), o atual chefe do Executivo perdeu a disputa para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A possibilidade de reeleição passou a valer no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1998. Desde então, todos os candidatos que tentaram se manter no cargo conseguiram continuar para um segundo mandato. 

Conseguiram se reeleger:

  • Fernando Henrique Cardoso (1998);
  • Lula (2006);
  • Dilma Rousseff  (2014).

Já Michel Temer (MDB) não tentou um segundo mandato em 2018.

Lula eleito

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, foi eleito, neste domingo (30), presidente do Brasil. Ele vai governar o País pela terceira vez. Com 50,87% dos votos válidos, o petista ganhou a disputa em segundo turno. Jair Bolsonaro (PL) teve 49,13% dos votos válidos. 

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 20h, quando a apuração indicou que Lula está matematicamente eleito.  

Com a vitória do petista, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a tentar reeleição e não obter êxito desde a redemocratização do Brasil. 

No primeiro turno, Lula recebeu 48,43% dos votos. Em números absolutos foram 57.259.504 votos. 

Como Lula chegou à eleição? 

Luiz Inácio Lula da Silva, 77, foi presidente do Brasil por dois mandatos, entre 2003 e 2011. Sua candidatura em 2022 foi possível após a Justiça Federal do Paraná anular, ano passado, todas as condenações que pesavam sobre ele. 

Com seus direitos políticos resgatados, Lula construiu a maior coligação do pleito deste ano, com PSB, PV, PCdoB, Solidariedade, Psol, Rede e Avante, o que deu a ele mais tempo de TV entre os candidatos e mais financiamento. 

Comemoração da vitória

Eleitores de Lula se reúnem na Avenida Paulista, em São Paulo, para comemorar a vitória. O presidente eleito se direciona ao local para comemorar com a multidão. Em um carro com teto solar, ele parou para cumprimentar apoiadores. 

Um vídeo publicado pelo deputado federal André Janones mostra a reação da campanha petista no exato momento da virada. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) aparece comemorando. Dilma Rousseff estava no local. 

Artistas também se concentraram no comitê petista, como Daniela Mercury, Fafá de Belém e Paulo Vieira.