Legislativo Judiciário Executivo

Cearenses, ministros do STJ e da Educação são homenageados com comenda pelo TRE-CE

As personalidades foram agraciadas na primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista

Escrito por Redação ,
Cerimônia do TRE-CE para entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista
Legenda: O ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, e o ministro da Educação, Camilo Santana, estão entre os homenageados
Foto: Divulgação/TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) homenageou nesta sexta-feira (22), no Crato, na Região do Cariri, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, o ministro da Educação e ex-governador cearense, Camilo Santana (PT), e outras três personalidades in memorian. Os homenageados foram agraciados na primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista, destinada a pessoas e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral no Estado.

A Resolução nº 996/2024, do TRE-CE, se baseia em uma lei que referencia o Padre Cícero no livro dos heróis e heroínas da pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Além disso, segundo o Tribunal, a comenda é uma forma de "homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional".

Além de Teodoro e Camilo, foram homenageados de maneira póstuma o militar, empresário e político Humberto Bezerra, o ex-governador cearense e ex-parlamentar Adauto Bezerra e a socióloga, psicanalista e ativista política Violeta Arraes. 

Teodoro comentou sobre a importância de evidenciar as pessoas que se dedicam a prestar serviços à população de Juazeiro.

"O meu sentimento é imensurável, até porque essa medalha, pelo valor histórico e pela própria data histórica que ela está sendo evidenciada, me deixa super feliz. Principalmente eu, por ser filho de Juazeiro. Essa medalha é um símbolo de prova, de fazer o bem, de trabalhar pelo sucesso de uma cidade. E assim nós sempre fizemos", afirmou o ministro. 

Veja também

O ministro Camilo Santana expressou alegria em retornar ao Cariri para receber a homenagem.

"Meu sentimento é de gratidão ao Tribunal Regional Eleitoral por essa homenagem, na comenda que leva o nome do nosso querido Padre Cícero. Cada vez que a gente recebe homenagem, se emociona e se sente mais responsável ainda por trabalhar pela minha região, pelo meu Estado. Estou muito feliz de estar aqui hoje", celebrou.

Também presente na cerimônia, o governador do Ceará Elmano de Freitas parabenizou o TRE pela escolha dos homenageados e o conteúdo do evento.

"Gostaria de parabenizar a Justiça Eleitoral, que está fazendo essa discussão na região do Cariri. É muito importante, fiquei muito impressionado com o número de participantes, são mais de 1.200 participantes no evento, que demonstra que há na sociedade esse desejo de ter maior conhecimento. Para nós, é um grande orgulho do povo caririense", destacou o gestor.

Já Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do TRE-CE, destacou o processo de transferência de sede do órgão, que saiu de Fortaleza, e a importância do Cariri para o cenário eleitoral.

"O Tribunal Regional Eleitoral está vivendo um momento histórico e nós resolvemos transferir a série do TRE de Fortaleza para o Cariri. Já atendemos a população de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Nessas três cidades nós realizamos audiências públicas, colocamos a escola Judiciária Eleitoral para fazer o 'Eleitor do Futuro'. Só em Juazeiro, nós temos 50 pontos de atendimento da Justiça Eleitoral, porque a cidade está abaixo do nível percentual de eleitores em relação à sua população. Queremos fechar até o dia 5 de maio o número de 200 mil eleitores", informou. 

Veja os perfis dos homenageados

Homenageados com comenda do TRE-CE
Legenda: Dos cinco homenageados com comenda do TRE-CE, três são "in memoriam"
Foto: Divulgação/TRE-CE

Teodoro Silva Santos

O ministro Teodoro Silva Santos, nascido em Juazeiro do Norte, já foi delegado de polícia em Rondônia, integrante do Ministério Público do Ceará (MPCE) e, a partir de 2011, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). No ano passado, ele foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o cargo de ministro do STJ.

Camilo Santana

Camilo Santana é, atualmente, ministro da Educação. Nascido no Crato, ele já foi governador do Ceará por duas vezes. Por formação, é engenheiro agrônomo e professor. Além disso, já foi eleito senador pelo Estado.

Adauto Bezerra (In memoriam)

Nascido em Juazeiro do Norte, Adauto Bezerra era descendente das tradicionais famílias Bezerra de Menezes e Bezerra Monteiro. O ex-governador cearense e ex-parlamentar construiu carreira no Legislativo e no Executivo. Ele morreu em março de 2021, aos 94 anos, vítima de Covid-19.

Humberto Bezerra (In memoriam)

Irmão de Adauto Bezerra, Humberto Bezerra ingressou na carreira política como prefeito de Juazeiro do Norte, em 1962. Mais tarde, foi eleito vice-governador do Ceará. O ex-deputado atuou em negócios comerciais, industriais, financeiros e agrícolas. Ele faleceu em março de 2020, aos 93 anos.

Violeta Arraes (In memoriam)

Socióloga, psicanalista e ativista política, Violeta Arraes nasceu em Araripe, no interior do Ceará, e se tornou uma das figuras mais atuantes no meio acadêmico em sua geração. A convite do então governador da época, Tasso Jereissati, ela assumiu a Secretaria da Cultura do Estado e, além disso, criou a Fundação Araripe, sediada no Crato, com o objetivo de preservar a vegetação da Chapada do Araripe. Ela faleceu aos 82 anos, vítima de câncer no pulmão.

Assuntos Relacionados