O candidato a governador do Ceará Roberto Cláudio (PDT) iniciou o primeiro dia de campanha no Mercado Central de Fortaleza ao lado de deputados federais, estaduais e vereadores de Fortaleza. Ele também esteve acompanhado do candidato a vice-governador, Domingos Filho (PSD), e do empresário Amarílio Macedo (PSDB), que havia sido indicado como candidato ao Senado na chapa.
Por uma decisão da Justiça, no entanto, o PSDB está fora da coligação com o PDT e aguarda novo julgamento para resolver o impasse. Na segunda-feira (15), o PDT registrou o nome da vereadora de Fortaleza Enfermeira Ana Paula, também do PDT, como postulante ao cargo.
Para dar início à campanha nas ruas, Roberto Cláudio chegou ao local por volta das 8h40 e foi recebido por apoiadores. Ele andou pelos corredores do mercado e cumprimentou permissionários do equipamento. De lá, o ex-prefeito seguiu para São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde participa de agenda às 11 horas desta terça.
'Supertição'
O motivo para escolher o Mercado Central como primeira agenda de campanha, explica Roberto Cláudio, foi o significado do local para o Ceará. "Esse espaço representa muito o Ceará. É um mercado turístico de Fortaleza, mas que tem alma das tradições, da cultura, do artesanato, das expressões das diversas regiões do Ceará", disse.
Além disso, faz parte também de uma superstição eleitoral. "Toda campanha minha começou por aqui, as campanhas do (ex-governador) Cid (Gomes, do PDT) também começaram por aqui. (...) É uma superstição, que sempre faz bem", completa.
Durante a caminhada, conversou tanto com permissionários e vendedores do Mercado Central como com os frequentadores do espaço. Aproveitou para apresentar o candidato ao Senado, Amarílio Macêdo, que deve concorrer ao primeiro cargo eletivo em 2022.
Contudo, a candidatura dele na chapa encabeçada por Roberto Cláudio ainda está pendente devido a impasse judicial. Por enquanto, liminar determina que a federação formada por PSDB e Cidadania devem ter uma posição de neutralidade na disputa estadual.
Segundo o candidato, o foco na reta inicial é "massificar a nossa mensagem". "eu sou mais conhecido na região metropolitana, o Domingos é mais conhecido no interior. O Amarílio ainda precisa ser mais conhecido. A gente está se apresentanndo, apresentando as nossas biografias, o que nós já realizamos", afirma.
Caminhada
O ex-prefeito de Fortaleza está acompanhado de políticos, que o seguiram durante o trajeto. Estão na caminhada o presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, além dos também deputados federais Leônidas Cristino (PDT), Eduardo Bismarck (PDT) e Denis Bezerra (PSB). Entre os deputados estaduais, apenas Queiroz Filho (PDT) participou dessa primeira agenda.
Além deles, os vereadores de Fortaleza Adail Júnior (PDT), Antônio Henrique (PDT), Renan Colares (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania), Lúcio Bruno (PDT) e Gardel Rolim (PDT) também participaram da agenda.
Apesar da distribuição de adesivos, tanto de Roberto Cláudio como de candidatos a deputado presentes na agenda, o ato contou com poucas bandeiras das candidaturas.