Governo Elmano: quais as principais promessas do novo governador do Ceará para cobrar em 2023

Habitação, Saúde e o combate a fome são prioridades elencadas pelo novo governo, além da promessa de implementação de novos programas ainda no primeiro ano

Empossado governador do Ceará neste domingo (1°), Elmano de Freitas (PT) começa o governo focado em três áreas destacadas, em mais de uma ocasião, como prioritárias pelo petista. A Saúde - com meta inicial de realização de mutirão de cirurgias eletivas -, o déficit de habitação no Estado e o combate à fome.

Eleito com o discurso de continuidade em relação às gestões de Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido), Elmano se comprometeu ainda a ampliar ou concluir ações iniciadas pelos antecessores, como a universalização de escolas em tempo integral e a entrega do Hospital da Universidade Estadual do Ceará. 

Novas medidas, no entanto, também devem ter a atenção do novo governador em 2023, como a implementação de passe gratuito no transporte público intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O primeiro ano de mandato de Elmano começa ainda com a expectativa, inclusive do próprio gestor, de parcerias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cumprir algumas das iniciativas que foram prometidas durante a campanha eleitoral, não apenas para 2023 como para os próximos quatro anos. 

O Diário do Nordeste elencou quais promessas o governador Elmano de Freitas fez para o primeiro ano de mandato, para que você possa cobrar a gestão do petista em 2023. 

Combate à fome

O enfrentamento à fome no Ceará foi colocado, mesmo antes da posse, como prioridade pelo governador Elmano de Freitas neste início de mandato. No domingo, ao discursar no Palácio da Abolição, o governador se emocionou ao mencionar o combate à fome.

Segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em setembro de 2022, cerca de 2,4 milhões de cearenses estão no nível mais grave da insegurança alimentar. O que significa que 1 a cada 4 famílias do Estado acordam sem saber se irão conseguir fazer as refeições. 

Elmano indicou que deve iniciar campanha, inclusive com apoio de entidades e do setor privado, para o combate a esta situação no Ceará.  O governador, no entando, ainda não detalhou como deve ser feita esta campanha nem qual o alcance ou período no qual ela será realizada.  

Duas iniciativas prometidas durante a campanha também podem vir a complementar a prioridade no combate à fome da gestão estadual. 

Uma delas é a ampliação do cartão Mais Infância, benefício voltado para famílias com crianças de 0 a 6 anos criado ainda durante o Governo Camilo. Durante a campanha, Elmano prometeu dobrar o número de crianças atendidas para 300 mil. 

Outra proposta foi garantir a implementação de cozinhas solidárias, inclusive em parceria com instituições do terceiro setor e igrejas. 

Acesso à moradia

O acesso à moradia no Estado também foi elencado como prioritário pelo governo logo ao fim da transição, em dezembro. Na época, ele destacou o "desafio grande na área da habitação e que precisamos ter ações", disse logo após a entrega do relatório da transição. 

Um dos pontos destacados com ele foi a parceria com  Lula para implementar novas medidas nesta área. Coordenador da equipe de transição, Eudoro Santana chegou a mencionar que Elmano pretende levar ao presidente a proposta de um aprimoramento do "Minha Casa, Minha Vida", com o objetivo de diminuir o abandono dos espaços ou a tomada por grupos criminosos. 

Ainda durante a campanha eleitoral, Elmano chegou a fazer propostas específicas para a área, mas, em alguns casos, sem especificar o prazo para implementação. Uma das propostas, inclusive, já iniciou tramitação na Assembleia Legislativa. 

A criação do "Cheque Moradia" foi citada por Elmano antes da eleição "para que quem tem o seu terreninho, possa levantar a casa". O auxílio financeiro será feito às famílias por meio da Secretaria das cidades e, durante a campanha, Elmano citou que poderia chegar a R$ 20 mil. 

Além disso, o governador também afirmou que pretendia fazer a entrega do papel da casa para cearenses que ainda não tem, além da construção de 40 mil unidades habitacionais no Ceará até o final do mandato. 

Mutirão de cirurgias eletivas

Logo no início da gestão, deve ocorrer um mutirão de cirurgias eletivas, segundo promessa de Elmano de Freitas ainda na campanha - e reforçada após a vitória em 1º turno. A iniciativa deve reunir não apenas as unidades hospitalares da rede estadual de Saúde, mas também hospitais filantrópicos e do setor privado. 

"Vou realizar um mutirão para tentar zerar as filas de cirurgias do Ceará, em parceria com o setor privado. O meu objetivo é que nenhum cearense deixe de ser atendido pelo sistema público de saúde".
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

Outra promessa do governador é a conclusão do Hospital da Universidade Estadual do Ceará, obra prevista para ser entregue ainda nesse primeiro ano de mandato. A construção da unidade hospitalar começou em 2021, ainda na gestão do ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana. 

"Temos um desafio grande que é concluirmos e colocar para funcionar o Hospital da Uece, com a complexidade que ele tem. Um hospital com mais de 650 leitos. E discutirmos como é que vamos fazer a programação para esse hospital".
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

Os hospitais regionais, já inaugurados, também devem receber atenção durante este primeiro ano de mandato. Elmano havia ressaltado, ainda na campanha, a necessidade de ter as unidades com "100% de funcionamento". 

Outras promessas foram implementar tratamento de câncer nos hospitais regionais, facilitando assim o atendimento a pacientes de regiões do estado mais distantes da Capital, além de instalação de estrutura psiquiátrica. Contudo, o governador não deu prazo para a realização destas medidas. 

Passe livre intermunicipal

Uma das primeiras medidas a ser implementada pelo novo governo deve ser o passe livre intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza, programa chamado de "Vai e Vem". 

A proposta de conceder passagem gratuita no transporte coletivo foi inspirada em Caucaia, onde o passe livre foi implementado pelo prefeito Vitor Valim (sem partido), aliado de Elmano de Freitas. 

Segundo o governador, o programa deve ter um impacto orçamentário de R$ 300 milhões e deve ser uma das primeiras ações realizadas após assumir o comando do Governo do Ceará. 

Segurança Pública

Um dos principais gargalos no Estado, a segurança também deve ter destaque já durante os primeiros dias de governo. Uma das medidas deve ser a conclusão do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), equipamento que já teve a primeira etapa entregue em abril de 2022. 

O Cisp deve reunir, em uma mesma estrutura, comandos de diferentes forças de segurança do Estado, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. 

Com isso, o foco será fortalecer a Inteligência, principalmente no combate a organizações criminosas no Ceará, segundo o próprio governador. "Vamos ter a inteligência mais organizada do Ceará", disse ainda durante a campanha eleitoral.

Logo após a vitória em primeiro turno, Elmano também se comprometeu com a "chamada de mais profissionais de segurança". Entre os concursos realizados pela atual gestão que ainda não convocou todos os concursados está, por exemplo, o da Polícia Civil.

Duas promessas do governador também podem começar a ser realizadas ainda neste ano. Uma delas é a ampliação do batalhão do Raio (Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) para todos os municípios cearenses - processo que pode começar ainda neste primeiro ano de mandato. 

Até outubro, eram 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 53 no Interior - a atuação cobre, pelo menos, 68 municípios.  O segundo compromisso assumido por Elmano ainda na campanha foi a ampliação das delegacias 24 horas em todo o estado.