Presidente do PL Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto disse, nesta terça-feira (29), que o partido não recebeu qualquer denúncia contra o vereador reeleito Inspetor Alberto (PL). Durante a campanha eleitoral deste ano, o parlamentar de Fortaleza foi alvo de acusações, entre elas de uma suposta ameaça de morte ao então candidato do PT, Evandro Leitão, além de uma denúncia de maus-tratos a um animal.
O dirigente partidário defendeu cautela ao analisar as acusações contra o correligionário e disse que “não é o momento para lavar roupa suja”.
“Não recebi, o Partido tem um Conselho de Ética e qualquer filiado pode fazer denúncias, mas acho que não é o momento de lavar roupa suja, de avaliar erro e acerto, acredito muito que esse momento vai chegar, claro”, disse o deputado do PL.
“Acho que cada um responde pelos seus atos, ele vai poder ser questionado quanto a isso, como já deve ter sido pela própria imprensa. Eu acho que não é um momento de avaliar erros e acertos. A eleição acabou no domingo, mas vai chegar esse momento e a gente vai avaliar, até para que, nas próximas eleições, a gente possa acertar ainda mais e ter a vitória”, completou.
Acusações
Um dos principais aliados do então candidato André Fernandes, Inspetor Alberto ganhou protagonismo na reta final do segundo turno ao gravar um vídeo em tom de ameaça a Evandro Leitão, adversário do seu correligionário.
No registro, o vereador manda que o petista se prepare porque irá morrer. “Leitão, filho da p*, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”, disse na gravação. Após a repercussão negativa da fala, o parlamentar afirmou que não foi sua intenção fazer menção à “caixão”.
“Na verdade, como o assunto se tratava de churrasqueira, de churrasco, de assar o Leitão, quando gritei na rua, falei 'caixão', mas seria 'preparar o carvão'”, disse o parlamentar. Segundo ele, o episódio foi uma “brincadeira”. “Se eu tivesse visto que, no momento, eu tinha falado caixão, teria pedido para apagar”, justificou, frisando que foi uma atitude isolada, sem direcionamento da campanha. O caso virou alvo de inquérito da Polícia Civil.
No dia da eleição, um novo episódio envolvendo o aliado de André Fernandes circulou nas redes sociais. Em um vídeo, ele arrasta e puxa um porco pelas orelhas e faz referência a Evandro Leitão. "Você vai para a panela. Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela dia 27. Me aguarde", diz o parlamentar no vídeo.
Um novo inquérito contra o vereador foi instaurado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, responsável por apurar crimes de maus-tratos a animais.
Em nota assinada por assessoria jurídica, o vereador Inspetor Alberto afirmou que não teve "nenhum intuito de causar dor" ao animal e negou maus-tratos, além de apontar que o vídeo "em nenhum momento foi publicado nas páginas oficiais" do parlamentar.
Na segunda-feira (28), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) denunciou formalmente o vereador e pediu a cassação do mandato do parlamentar.
Na terça-feira (29), foi a vez de vereadores, deputados cearenses e entidades da sociedade civil solicitaram à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) a cassação do mandato do vereador. No mesmo dia, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aplicou uma multa de R$ 3 mil ao Inspetor Alberto por conta do episódio.