Trabalho pela frente em prol da vacinação

Após sucessivas pressões de governadores e prefeitos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cravou, ontem, em reunião com gestores municipais intermediada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começará na próxima quarta-feira (20). O início da estratégia ainda depende da aprovação do uso emergencial de duas vacinas - a da AstraZeneca/Universidade de Oxford (Reino Unido) e a da Sinovac (China) - pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve acontecer neste domingo (17), mas a confirmação da data representa, finalmente, algum alívio para estados e municípios, que têm pela frente, agora, o desafio de colocar em prática planos que já vinham sendo anunciados, e para a população. A esta altura da crise sanitária, com a segunda onda da doença gerando colapso em diversas localidades do País, como Manaus (AM), falar em "Dia D" e "Hora H" não era, definitivamente, a resposta que o Brasil merecia.

No caso do Ceará, ontem mesmo o governador Camilo Santana (PT) reforçou que o Estado já possui seringas e câmaras refrigeradoras para viabilizar o início da vacinação. O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PT), também há certo tempo destaca que o Município pretende vacinar idosos e outras pessoas que fazem parte de grupos de risco em casa, como ocorreu durante campanha de imunização contra a gripe. Num primeiro momento, conforme o próprio prefeito havia dito ainda durante a campanha, esse público corresponderia a cerca de 200 mil pessoas na Capital. Mesmo com planejamento em curso, o tempo apertado até o início já anunciado da imunização ainda exige muito trabalho.

Prioridade para a educação

Na reunião com o ministro da Saúde, Sarto também fez coro a um pleito compartilhado com outros gestores municipais, pedindo a Pazuello a inclusão dos trabalhadores da educação - professores e outros profissionais - no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Um grupo de deputados federais, entre eles o cearense Idilvan Alencar (PDT), também lançou um movimento em prol da priorização da vacinação dos profissionais da educação.

Diálogo com Governadores

Ontem, os governadores Camilo Santana (CE) e Fátima Bezerra (RN) participaram de "live" promovida pelos parlamentares. Disposição para o diálogo sobre a questão é fundamental. Trata-se de uma reivindicação absolutamente pertinente, mas é preciso que haja um debate aprofundado acerca da viabilidade dela no momento.

Cariri na pauta

Desde que assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa com a renúncia de Sarto Nogueira ao cargo de deputado estadual, Fernando Santana (PT) tem feito questão de deixar abertas as portas da Casa para lideranças do Cariri. Ontem, ele se reuniu com os prefeitos Glêdson Bezerra (Podemos), de Juazeiro do Norte; Zé Ailton (PT), Crato e Guilherme Saraiva (PDT), de Barbalha. Na pauta, aterro sanitário e parcerias.

* Equipe de Política redigiu a coluna.



Assuntos Relacionados