Roberto Cláudio prefere não opinar ainda sobre articulação com o PT: 'pode ser precipitado'

Prefeito diz que série de lives com pré-candidatos serviu para debater o projeto antes de discutir nomes; passo seguinte é ouvir os aliados

Legenda: O PDT ainda está em fase de discussão para formação da chapa governista que disputará a Prefeitura de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio, presidente municipal do PDT, confirma que o partido ainda não definiu uma metodologia para o novo momento da pré-campanha que é ouvir as legendas aliadas. Sobre as articulações em curso em partidos que podem até integrar a chapa governista, como o PT, o gestor preferiu não opinar: "qualquer coisa que se diga agora pode ser precipitado".

Segundo o prefeito, a série de lives realizada com os cinco pré-candidatos do PDT cumpriu o papel de discutir o projeto de futuro para a cidade, antes da definição dos nomes. 

Em contato com este colunista, o gestor detalhou que o grupo vai agora avaliar o desempenho dos pré-candidatos do partido, analisar o que dizem as pesquisas e, em seguida, dialogar com os partidos aliados para definir a chapa. 

A respeito dos nomes do PDT, o prefeito não adiantou nada sobre o escolhido. "É nítido o crescimento de todos ao longo do processo. Eles estão, hoje, mais preparados. Todos demonstraram conhecimento sobre os números da cidade e apresentaram propostas concretas", avaliou. 

Segundo ele, independente de quem saia deste processo interno, o possível candidato levará questões debatidas nas lives para a campanha. "Ele vai levar as propostas do coletivo. Estará melhor tanto no preparo pessoal como em apresentar ideias e propostas", aposta. 

Convenção 

Segundo o prefeito, há um desejo do partido de realizar sua convenção no próximo dia 12 de setembro, um sábado. Entretanto, ele não descarta que a chapa só saia no dia 15 de setembro, por conta dos diálogos ainda em andamento com os aliados. O limite do prazo é 16 de setembro. 

O governador Camilo Santana está fazendo uma articulação interna no sentido de aproximar o PT do PDT. A respeito do assunto, Roberto Cláudio prefere não opinar. "Neste momento, qualquer coisa que se diga pode ser precipitado. Cada partido tem a sua dinâmica interna e a gente respeita isso", resumiu. 

Ainda há uma articulação também para atrair a dupla DEM e PSDB. O prefeito confirma que há essa possibilidade, mas repete a ponderação que fez em relação ao PT que o melhor, neste momento, é aguardar as decisões internas.