Quaest: Sarto e Evandro disputam, em particular, um eleitorado mais ligado a Lula

No campo de esquerda, os números da pesquisa apontam para uma batalha individual no campo progressista

Legenda: Candidatos de PT e PDT disputam um eleitorado que ainda não está familiarizado com a campanha, em sua maioria
Foto: Montagem

Os dados da pesquisa Quaest contratada pela TV Verdes Mares e divulgados na última quinta-feira (22) revelam confrontos particulares nos campos ideológicos mais à esquerda ou à direita. Um dos duelos se desenha entre José Sarto (PDT) e Evando Leitão em direção a um eleitorado mais ligado a pautas de esquerda e à liderança de Lula. 

Um dos dados revela que o maior percentual de eleitores que dizem querer um “aliado de Lula” no comando da Prefeitura de Fortaleza nos próximos quatro anos, está na faixa de escolaridade mais baixa. Neste público, 54% dizem querer um aliado do presidente na Prefeitura. 

Nesse mesmo público, na pesquisa estimulada, 24% dizem votar no candidato José Sarto, enquanto 15% preferem Evandro Leitão, que é correligionário de Lula. Claramente, neste campo, haverá disputa pelo voto entre esses dois públicos. 

Intenção de quem votou em Lula

Outro dado que sugere esse confronto particular está na pesquisa estimulada na estratificação de quem votou em Lula em 2022. Neste caso, 29% dizem preferir Sarto neste ano, enquanto 22% declaram voto em Evandro Leitão. Como Evandro é o correligionário de Lula, há possibilidade considerável de disputa neste ponto. 

Por fim, quando a Quaest pergunta ao eleitor qual dos candidatos é aliado de Lula, 49% dizem que o aliado é Evandro Leitão, enquanto 11% consideram ser José Sarto.  

Informações da pesquisa Quaest 

O levantamento ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, com eleitores de 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. 

Este conteúdo é útil para você?