Prefeitos eleitos em municípios importantes terão dificuldade nas câmaras municipais

Em Caucaia, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte, os gestores recém-empossados não conseguiram eleger aliados para a presidência das casas legislativas

Legenda: Em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, o novo presidente da Câmara é aliado do ex-prefeito Naumi Amorim (PSD)
Foto: Câmara Municipal de Caucaia

Os prefeitos de Caucaia, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte venceram as eleições de novembro em disputas acirradas, nas quais não eram os favoritos. Eles enfrentaram estruturas de poder consolidadas dos gestores que estavam no cargo, buscavam a reeleição ou tentavam eleger aliados. Isso, por si, os confere um capital político importante em relação ao início da gestão que começa agora.

A realidade dos municípios, entretanto, impõe a esses gestores uma dificuldade: nenhum deles conseguiu eleger um aliado para a Presidência da Câmara Municipal e, portanto, eles enfrentarão dificuldades no Poder Legislativo. Todas as grandes discussões municipais passam pelo Legislativo e isso vai exigir ainda mais dos prefeitos poder de articulação e convencimento para os projetos importantes para a cidade.

Democracia

Evidentemente, é do jogo democrático que as prefeituras sejam comandadas por um campo político e a câmara municipal por outro. Entretanto, as diferenças ideológicas ou de projetos, eventualmente, não podem prejudicar a administração pública da cidade e nem impedir que o Poder Executivo exerça a sua função.

Portanto, prefeitos e presidentes da Câmara devem sentar para o diálogo pensando na população dos respectivos municípios. Se, de um lado ou de outro, houver a malícia de prejudicar a cidade, as autoridades competentes precisam agir para que os interesses da população sejam resguardados. Não há mais espaço para a politicagem que prejudique a comunidade.

Posse

Nesta segunda-feita (4), o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), que vive clima de harmonia com o presidente da Câmara eleito, deverá dar posse aos 20 secretários que escolheu para sua gestão. O primeiro escalão assumirá as funções com desafios já explicitados pelo prefeito eleito. Principalmente: retomada do crescimento econômico, retorno das aulas presenciais na rede pública e preparação para a vacinação da população. No secretariado, há nomes técnicos, o aproveitamento de profissionais da gestão Roberto Cláudio e nomes da cota pessoal do prefeito eleito.

Liderança

A liderança do prefeito Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, comandada pelo vereador Gardel Rolim (PDT), terá de enfrentar dois grupos de oposição, pelo menos por enquanto, até se definir a posição do PT de Fortaleza. Serão cerca de dez parlamentares à direita, ligados ao deputado federal Capitão Wagner e ao presidente Bolsonaro, e outro composto por cinco vereadores mais à esquerda, ligados a PT e Psol. Há a necessidade de articulação constante.

Viçosa no STF

Mesmo sem ainda terem sido diplomados pela Justiça Eleitoral, o prefeito eleito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), tomaram posse nos cargos, na Câmara Municipal do Município, no dia 1º de janeiro. Eles conseguiram uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), em 31 de dezembro de 2020, suspendendo as sanções aplicadas pela cassação dos registros de suas candidaturas pelo TRE-CE. Os gestores assumem os cargos, mas ainda terão que enfrentar o processo na Justiça. O exercício do poder político por meio de decisões liminares - precárias, portanto - gera insegurança na população.