Prefeitos buscam alternativas para geração de renda

Diante da indefinição sobre a continuidade do auxílio emergencial e das discussões ainda iniciais no Congresso Nacional sobre alternativas ao projeto, os gestores municipais tentam correr com medidas individuais sobre a economia para gerar renda. Em Sobral, o prefeito Ivo Gomes (PDT) prevê lançar um programa de geração de emprego para cerca de mil chefes de família impactados pela pandemia.

Também na região Norte, em Granja, a Prefeitura pretende contratar 500 estagiários para aquecer a economia local. Em Fortaleza, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) apostou no microcrédito e lançou o projeto "Mulheres Guerreiras".

Em Maranguape, a Prefeitura avalia lançar um programa de auxílio de renda para uso no comércio local. São iniciativas necessárias diante de novo agravamento da pandemia da Covid-19 e de novas medidas restritivas.

São as gestões municipais que melhor conhecem as dores do povo, estão mais próximas do dia a dia, sabem da importância da merenda escolar e da garantia de uma renda mínima. As contas municipais já têm sido difíceis de serem fechadas, mas os gestores sabem que a situação se agrava quanto menos dinheiro circula nas cidades.

Mais celeridade

É bem avaliado pelo Tribunal de Justiça do Ceará o resultado da política implementada pela Corte de agregação de comarcas no interior do Estado. No geral, a ideia tem proporcionado melhor produtividade dos magistrados e redução do acervo de processos nas comarcas que passaram pela mudança, garante o juiz Ricardo Alexandre Costa, auxiliar da Presidência da Corte. Aliás, o TJCE tem conseguido reduzir a fila de processos em tramitação nos últimos anos. Os avanços na gestão são reconhecidos, inclusive, pelo Conselho Nacional de Justiça.

Inteligência artificial

Por falar em Tribunal de Justiça do Ceará, o Judiciário cearense iniciou os esforços para o desenvolvimento de ações que preveem a utilização de inteligência artificial para aumentar a produtividade na prestação jurisdicional. O objetivo é unir o meio acadêmico e a gestão pública através do programa Cientista-Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

OAB: Horizonte de eleição

De olho na eleição que ocorre em novembro, um grupo de advogados se movimenta para tentar construir uma candidatura de oposição ao comando da OAB-CE. Ontem (9), o ex-presidente da entidade, Marcelo Mota, articulou encontro com Leandro Vasques, Andrei Aguiar e Sávio Aguiar, este presidente da Caixa de Assistência dos Advogados. Vasques, é bom lembrar, também já presidiu a CAACE. O debate gira em torno do projeto e do nome para a disputa. O atual presidente, Erinaldo Dantas, deve buscar a reeleição.

Legislativo municipal

A sessão na Câmara Municipal de Fortaleza hoje (10) promete ter novos embates sobre o funcionamento das atividades da Casa em meio à pandemia e sobre as medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza para conter o avanço da Covid-19. Na primeira semana de trabalhos legislativos, a nova oposição da Casa, em maior número do que na gestão passada, deu indícios de que será preciso jogo de cintura na nova legislatura.



Assuntos Relacionados